SÍNODO DOS BISPOS – 2023
Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão.
Saudações fraternas!
Pela primeira vez em nossa história, todo o Povo de Deus participará diretamente de um sínodo. Isso mesmo, todos nós! Esta ação participativa é desejo do Papa Francisco. Ele nos convoca a caminhar juntos rumo ao Sínodo em 2023. É preciso que a Igreja inteira se interrogue sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio” (Sínodo 2023, Documento preparatório).
O QUE É SÍNODO?
A palavra sínodo tem sua origem no idioma grego – sýnodos – e quer dizer “caminhar juntos”. O Sínodo dos Bispos foi instituído pelo Papa São Paulo VI em 1965, antes do encerramento do Concílio Vaticano II. Composto por bispos nomeados, o Sínodo é convocado pelo Papa a cada três anos e é ele próprio quem indica o tema a ser refletido. O tema escolhido foi: Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão. A diferença neste Sínodo é que o Papa deseja que todos participem do processo sinodal, escutando-nos uns aos outros, aperfeiçoando o nosso jeito de “caminhar juntos”, para melhorar nossa missão nesta Igreja diocesana.
O QUE É UMA IGREJA SINODAL?
O Concílio Vaticano II recuperou a compreensão da Igreja como Povo de Deus composta por todos os batizados, homens e mulheres de boa vontade que se colocam a caminho no anúncio da pessoa de Jesus e de seu projeto. Somos “pedras vivas” (1Pd 2,5) pela fé e pela graça de Deus! Agora, estamos sendo chamados a “caminhar juntos”, testemunhando a alegria da salvação, a experiência do amor de Deus que nos torna seus filhos e filhas. É o amor de Deus que nos desafia a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs, seja na vida em sociedade seja em comunidades de fé e partilha de vida. Caminhar juntos é a essência da sinodalidade, pois ninguém pode ficar de fora, se excluir ou ser excluído, dessa caminhada de fé e compromisso com o Reino de Deus.
O Concílio (1962-1965) percebeu com clareza que o melhor jeito de ser e de caminhar, para bem cumprir a sua missão, é o “jeito sinodal”. Não se trata de tarefa fácil, exige muita preparação e profunda conversão de todos ao projeto de Deus. Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs que somos.
ALGUNS EIXOS DESTE CAMINHO SINODAL
É importante que cada fiel, cada grupo, pastoral, movimento e serviço, cada entidade organizada, abrace esse caminho sinodal e participe ativamente deste processo de escuta. Pois, em virtude da unção do Espírito Santo recebida no Batismo, a totalidade dos fiéis, o povo fiel de Deus “não pode enganar-se na fé e isso diz respeito a todo o povo de Deus” (LG, n. 12).
A. ESCUTAR O QUE O ESPÍRITO NOS DIZ: A tragédia da pandemia de Covid 19 escancarou as desigualdades sociais, revelou que estamos no mesmo barco e “que só é possível salvar-nos juntos” (FT 32). Estamos num mundo de grandes transformações e a Igreja vê-se desafiada na sua missão de acompanhar as pessoas e as comunidades, de ser sinal do Reino, diante de tantas realidades. Internamente, ela enfrenta a falta de fé, a corrupção e o clericalismo que abrem brechas para os vários tipos de abuso (de poder, econômico, de consciência e sexual). Em meio a tantos desafios, precisamos, com sinceridade, ouvir o que o Espírito nos diz e nos abrir à conversão. O Espírito é que nos guia para “toda a verdade” (Jo 16, 13).
B. FAVORECER A PARTICIPAÇÃO ATIVA DE TODOS OS MEMBROS DO POVO DE DEUS: Esse caminho rumo ao Sínodo vai nos ajudar a reconhecer e apreciar a riqueza e a variedade dos dons e dos carismas que o Espírito concede a toda a família humana. Vai nos fazer experimentar formas, ainda mais participativas, de exercer a responsabilidade no anúncio do Evangelho para construir um mundo mais belo e mais habitável. Para isso, nossa Diocese quer contar com todas as forças vivas de nossas paróquias e comunidades, quer envolver outras pessoas que nem sempre participam de nossas celebrações, quer alargar a nossa capacidade de escuta de tal forma que ninguém fique de fora.
C. EXAMINAR O FUNCIONAMENTO DAS NOSSAS ESTRUTURAS DE DECISÃO: O Espírito Santo continua a agir na história, Ele fala por meio dos clamores do povo. Esta caminhada sinodal não começa agora, há muito que as sementes de uma Igreja participativa, de diálogo, consultas ao povo, decisões compartilhadas, foram semeadas em nossa Diocese e já estão dando frutos. Um deles é o processo das Assembleias do Povo de Deus, com tantos frutos em nossa Igreja Particular de São Mateus. Este caminho sinodal nos permitirá avaliar como vivemos a responsabilidade, o exercício do poder, procurando superar preconceitos e práticas distorcidas. O processo sinodal quer nos ajudar a fortalecer e ampliar os processos de decisão para que sejam ainda mais participativos e inclusivos.
D. REGENERAR AS RELAÇÕES ENTRE OS MEMBROS DAS COMUNIDADES CRISTÃS E OS DEMAIS GRUPOS SOCIAIS: Em meio às sementes boas aparece também o joio, que se mostra nas pressões sociais para eliminar a religião do espaço público ou mesmo no fundamentalismo religioso, que se julga defensor da fé, mas que se afasta da prática de Jesus, do Evangelho, e assume atitudes de intolerância e violência. Este caminho sinodal quer nos ajudar a valorizar os frutos das recentes experiências sinodais nos planos universal, regional, nacional e local. É necessário que nos deixemos educar pelo Espírito para uma mentalidade verdadeiramente sinodal, entrando com coragem e liberdade de coração num processo de conversão, com mente aberta e espírito de colaboração da parte de todos os grupos, pastorais, movimentos e forças vivas de nossa Diocese.
E. CREDENCIAR A COMUNIDADE CRISTÃ COMO SUJEITO ATIVO NO DIÁLOGO SOCIAL, NA INCLUSÃO E PARTICIPAÇÃO, PARA A RECONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA, PROMOÇÃO DA FRATERNIDADE E DA AMIZADE SOCIAL: Uma Igreja sinodal é uma Igreja “em saída”, uma Igreja missionária, “com as portas abertas” (EG, n. 46). Isto inclui a relação com as outras Igrejas e abrange toda a humanidade, da qual compartilhamos “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias” (GS, n. 1). Nossa Diocese está engajada num processo de escuta ampla e dinâmica, incluindo o maior número possível de comunidades, pastorais, movimentos, entidades e pessoas de boa vontade, segura de que praticar a sinodalidade é a melhor maneira de ser “sacramento universal da salvação” (LG, n. 48).
PASSOS DO CAMINHO SINODAL NA DIOCESE DE SÃO MATEUS
1. Constituição de uma Equipe Diocesana.
2. Tempo da Escuta na Diocese
– Abertura do Sínodo: 10 de outubro em Roma. Em nossa Diocese foi no dia 17 de outubro de 2021. O folheto litúrgico “Celebrando a Vida” apresentou informações sobre o Sínodo.
A) Roda de Conversas nas Foranias:
– Vigário Forâneo e Padres
– Padres e Conselhos Paroquiais
– Coordenadores de Pastorais, Movimentos e Serviços com os membros do grupo
3. Cronograma
– 20/12/2021 a 30/04/2022 – Fase da Escuta
– Em maio de 2022 – Síntese da Equipe Diocesana
– Em julho de 2022 – Envio do relatório para a Equipe Nacional
– Em outubro de 2023 – Sínodo dos Bispos em Roma
PARTICIPE CONOSCO PARA UMA IGREJA EM COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO!
ORAÇÃO DO SÍNODO
Aqui estamos, diante de vós, Espírito Santo: estamos todos reunidos no vosso nome. Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações. Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos. Não permitais que a justiça seja lesada por nós pecadores, que a ignorância nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas nos tornem parciais, para que sejamos um em vós e nunca nos separemos da verdade. Nós vo-lo pedimos a vós que, sempre e em toda a parte, agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amém.
Texto adaptado da Cartilha sobre o Sínodo dos Bispos da Arquidiocese de Belo Horizonte. In: CNBB. Disponível em: https://cnbbne3-my.sharepoint.com/personal/imprensa_cnbb_org_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2Fimprensa%5Fcnbb%5Forg%5Fbr%2FDocuments%2FS%C3%ADnodo%202023%2FMateriais%20das%20Dioceses%2Fcartilha%20Aquidiocese%20de%20Belo%20Horizonte%2Epdf&parent=%2Fpersonal%2Fimprensa%5Fcnbb%5Forg%5Fbr%2FDocuments%2FS%C3%ADnodo%202023%2FMateriais%20das%20Dioceses Acessado: 15/12/2021. Hora: 09h35.
– Mais informações no Site da CNBB – https://www.cnbb.org.br/sinodo2023/
LINK PARA QUESTIONÁRIO
https://forms.gle/5LbAo3h3wDuTZqia7
Compartilhe nas redes sociais!