† Matriz São João Batista

Padroeiro


São João Batista

A comunidade foi fundada em 1956. Naquele tempo tinha 12 famílias. Em 1982 eram 420. Passam perto os córregos Braço do Rio, Rio Preto e das Pedras. A capela era de fundação. Dimensões de 28x14. Não tinha sala canônica nem salões para reuniões.

Em 1954, Braço do Rio tinha uma casa com uma família. O nome desse primeiro morador era Jacinto. Logo em seguida foi crescendo a população. No mês de setembro de 1957 foi celebrada a primeira Missa pelo Pe. Francisco. Esta Missa foi celebrada numa casa de família. A comunidade procurou fazer uma capelinha.

Os padres visitantes, depois do Pe. Francisco, foram: Pe. Alexandre Preda, Pe. João, Pe. Franco Rinaldi Ceroni, Pe. Tiago Ghesa, Pe. Luciano Marini, Pe. Antônio Pianca. Em visitas: o Pe. Noé Tamai, Italo Tonon, Balbino Rodriguez e Dom Aldo Gerna.

Mais ou menos em 1967 teve três dias de missões, celebradas pelo Pe. Gualberto. Tínhamos uma capelinha. A comunidade, com o Pe. Tiago decidindo fazer uma maior, teve a primeira pedra foi colocada pelo bispo Dom José Dalvit.

Em 1968 foi organizado e fundado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Foram responsáveis nestas fundações: Vicente Barbosa da Fonseca e o Sr. José Simões de Almeida. Assim, a comunidade de Braço do Rio foi se desenvolvendo, também pela chegada da Cobraice em 1963. Daí por diante tomou um grande impulso de crescimento, desenvolvendo e crescendo a população, que com a necessidade de melhorias vem se organizando nesta comunidade que hoje tem: escolas primárias a até o 1º grau, posto médico, luz elétrica, Correios e muitas promessas de melhoras por parte dos políticos.

Tínhamos vários Grupos de Reflexão familiares em nossa comunidade, também o grupo de jovens. Tinhamos também pessoas responsáveis que se interessavam pela vida religiosa, como catequistas, diretoria da Matriz, etc.

Fonte: Secretariado Diocesano de Pastoral. Apostila mimeografada com a história das comunidades da paróquia de Conceição da Barra por ocasião dos 25 anos da diocese, 1982.

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhe!