
Santa Rita de Cássia
Antes pertencíamos à comunidade São João Batista, hoje Matriz. Foi falado nesta comunidade da possibilidade de formar outra comunidade no bairro Santa Rita. Fomos incentivados pelo Pe. Derli Casali, na época era padre em Pedro Canário, começamos a nova comunidade.
Algumas pessoas da comunidade São João Batista passaram a participar aqui no bairro, entre elas: Carlinhos Russine, Derly, Ielena Barreira, Iany, Ivanete Ferreira, Elzinha Ferreira, Adivaldo Leandro, Eliane Russine, Neuza França e outros.
Foi realizada a primeira celebração no dia 30 de março de 1986. Iniciamos as celebrações num lote de uma senhora chamada Emília. Neste local continuamos com as celebrações. Tempos depois começamos a falar em comprar um lote. Combinamos e compramos um no valor de Cr$ 3.500,00 (Três mil e quinhentos cruzeiros), para pagar em três vezes. Lutamos com sacrifício, porque era pouca gente que participava da comunidade, mas conseguimos pagar com a ajuda do Pe. Derli.
O primeiro coordenador da comunidade, iniciando o mandato em 1986, foi Carlinhos Russine Galvão e o vice Derly. Eles ficaram até 1989.
Começamos a rezar em nosso lote em baixo de uma barraca de lona, com apenas dois metros de cobertura. Neste período tínhamos dois grupos de reflexão. Alguns dias depois, falamos em fazer um barracão de palha, organizamos um mutirão e, com a ajuda do senhor Raulino Rigoni e seu caminhão conseguimos levantá-lo. Ficamos debaixo desse barracão de palha durante três anos e seis meses. Com mais ou menos dois anos começamos a falar na construção da igreja. Compramos alguns sacos de cimento e fizemos um pouco de blocos. Depois compramos 900 blocos, que foram buscados com o carro do senhor Jorge. Após comprados, começamos a pensar na compra das telhas Eternit. Compramos apenas 35 folhas e foram doadas mais 25 pelos membros da comunidade. Em seguida fomos encaminhando o madeiramento, que foram doados por Mervaldo Faria e Sabino. A comunidade comprou apenas duas peças de 9X12 cm.
O tamanho do lote no ato da compra era de 10 metros de frente e 20 de fundos. Depois compramos mais 2X10 metros das mãos do senhor Josuel (Joza). Pagamos por esta última compra Cz$ 15.000,00 (Quinze mil cruzados). Prestamos conta no dia 15 de maio de 1989 às senhoras Ielena Barreira e Yony Barreira, tendo como testemunhas do ato: Derly (não o padre), Carlinhos, Luiz e Advaldo.
Neste período, fixamos as seguintes datas comemorativas da comunidade: aniversário da comunidade: 30 de março de 1986; Festa da Padroeira: 22 de maio de cada ano; aniversário do grupo jovem: 31 de dezembro de 1987.
Construção da igreja: terminando a construção das paredes e a cobertura no dia 19 de outubro de 1989, começamos a rezar nela no dia 10 de novembro de 1989. Meses antes,mais precisamente no dia 28 de junho de 1989 foi realizada uma votação para escolher o novo coordenador. Foi escolhido o Derly e, como vice, o sr. Luiz.
O caixa da comunidade era o sr. Carlinhos. Depois do dia 26 de agosto de 1988 quem assumiu foi Iony Barreira, mas no dia 28 de junho de 1989 foi realizada uma votação para a escolha do novo caixa, e o escolhido foi Adivaldo. O secretário da comunidade de 1986 a 1990 foi o sr. Carlinhos.
A Diretoria de 1989 a 1990 era composta por: Coordenador: Derly; vice-coordenador: Luiz; secretário: Carlinhos; caixa: Mervaldo; tesoureiro: Adivaldo. A mudança da diretoria aconteceu em votação no dia 23 de dezembro de 1991, ficando assim: Coordenador: Domingos Russine Galvão; vice: Carlinhos Galvão; caixa: Advaldo; Leandro, tesoureiro: Lenilson de Souza Galvão; secretários: Eliane Galvão Mervaldo Faria. Nesse mesmo ano, Domingos pede licença da coordenação e fica o sr. Carlinhos como coordenador.
As outras funções eram exercidas pelas seguintes pessoas: Coordenadores do Dízimo: Vilmar Ribeiro e Agnaldo; coordenador do Grupo de Reflexão: Derly e Pedro Leandro; coordenadora dos Sacramentos: Derly; coordenador do grupo de jovens: Carlinhos, também como catequista de Crisma; catequistas da Primeira Eucaristia: Carlinhos e Alcione Leal. Nesta última função, alguns dias depois, o Carlinhos pediu licença para sair, e Derly assume no lugar dele. Os catequistas eram: Derly, Ivanete Ferreira, Eliane Russine, Rosiane Cunha, Neuzieny e Alcione. Rosiane Russine era a coordenadora da catequese. As zeladoras da igreja eram: Elena Russine e Dona Eva. O coordenador do mutirão era Agnaldo.
No meio de ano de 1992 fizemos nova votação para a escolha da nova coordenação, ficando assim: Coordenador: Derly Soares, e vice: Rosiane Russine Cunha.
Esta é a história dos inícios de nossa comunidade Santa Rita.
Compartilhe nas redes sociais







