Comunidade Nossa Senhora da Conceição

A comunidade foi fundada em 1969. Naquele tempo havia 35 famílias. Em 1982 eram 23. Passa perto o Rio Itaúnas.

Foi a família do Sr. Emílio Lagasse que começou com uma barraquinha de palha em 1969. O primeiro a celebrar foi o Pe. Tiago Ghesa, da Congregação dos Filhos de Maria Imaculada, que trabalhou na diocese a convite de Dom José Dalvit. Dois anos depois foi construída a capela atual, que funcionou também com grupo escolar. Toda a comunidade ajudou a construir a capela nova.

Em 1970 começou a funcionar um grupo escolar, com professoras que vieram de fora. E depois outras moradoras do lugar lecionaram, mesmo sem formatura, sendo cada vez mais difícil arranjar professoras de fora.

A padroeira era Nossa Senhora Aparecida, mas o Pe. Aldir Roque Lóss, quando era pároco em Pedro Canário, pediu que trocássemos para Imaculada Conceição, devido ter muita comunidade dedicada a Nossa Senhora Aparecida na paróquia naquela época. Assim foi feito.

Houve catequese para a Primeira Eucaristia, que foi realizada pela primeira vez no dia 26 de março de 1976, e a segunda vez aos 30 de outubro de 1977.

Fonte: Secretariado Diocesano de Pastoral. Apostila mimeografada com a história das comunidades da paróquia de Conceição da Barra por ocasião dos 25 anos da diocese, 1982.

           

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhe!