São Daniel Comboni, padre da Igreja que dedicou sua vida à Missão

Neste dia 10 de Outubro, celebramos São Daniel Comboni, padre da Igreja que dedicou sua vida à Missão.

Em 1867, para cumprir o seu plano, Comboni fundou o Instituto para as Missões Africanas, hoje chamado Missionários Combonianos do Coração de Jesus, e em 1872, funda as Pias Mães da Nigrícia, hoje Irmãs Missionárias Combonianas.

Os Combonianos foram os responsáveis pela evangelização na Diocese de São Mateus por muitos anos, e os dois primeiros bispos de nossa diocese pertencem a esta congregação.

BEATIFICAÇÃO

Um milagre que aconteceu em nossa Diocese, mais especificamente no Hospital Maternidade, em São Mateus, na década de 1970, foi o caminho para a Beatificação de Comboni.

Maria José de Oliveira Paixão, era uma menina afro-brasileira, que se encontrava internada no Hospital de São Mateus. O médico, Doutor Carlos Cassiano, após uma cirurgia realizada no estômago da jovem, diagnosticou infecção generalizada, acrescentando que nada mais poderia ser feito por ela. Os pais muito tristes com a notícia decidiram rezar. De joelhos diante de uma fotografia do Bispo Dom Daniel Comboni, rezaram durante toda a noite suplicando sua intercessão junto a Deus, pedindo a cura da filha. Bem cedo, no dia seguinte Maria José acordou plenamente curada. Deus com sua misericórdia infinita teve compaixão da jovem e atendeu a interseção de Dom Comboni. Todos os exames realizados constataram que não existia o menor vestígio de infecção. Com mais um dia de internação, no dia seguinte foi liberada com saúde normal.

Os fatos foram enviados a Roma, acompanhado dos exames, radiografias, e o laudo médico, provando o estado anterior e o atual, confirmando a manifestação Divina.

No dia 17 de Março de 1996, Dom Daniel Comboni foi Beatificado numa Celebração Eucarística na Basílica de São Pedro no Vaticano, pelo Papa João Paulo II. Foi declarado como Santo da Igreja Católica em 05 de outubro de 2003 pelo mesmo Papa.

A primeira paróquia no mundo que foi dedicada à São Daniel Comboni foi a Paróquia de Guriri, que neste ano completa 20 anos de sua fundação. Na Matriz da Paróquia São Daniel Comboni fica o quadro original que foi usado na Beatificação de São Daniel Comboni no Vaticano em 1996.