Live orante e solidária: Dom Paulo cantando com a família

“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Aos presbíteros, diácono, religiosos, religiosas e todo povo santo de Deus,

saudações em Cristo!

Nós da equipe diocesana de comunicação, em comunhão com o nosso bispo diocesano Dom Paulo e com todos os gestos de solidariedade que brotam diariamente no enfrentamento desta pandemia em nossa diocese, queremos partilhar com vocês o projeto JULHO SOLIDÁRIO.

Nossa motivação vem do fato de que a pandemia do novo coronavírus criou no mundo inteiro um cenário de incertezas, angústias e medos. Contudo, este cenário não deixa de ser, para nós cristãos, um tempo em que se atua fortemente a graça de Deus. Nas crises, Deus manifesta com mais força a proximidade com seu povo: Ele está, com os que sofrem, com os que padecem, com os que lutam contra este mal e com aqueles que carregam em suas palavras e atitudes, a esperança de dias melhores. 

Damos graças a Deus pelo grandioso serviço prestado pelas nossas pastorais e movimentos, até aqui na tentativa de salvar vidas. Mas convém destacar o crescimento e a força da Pastoral de Comunicação (PASCOM), que nestes tempos obscuros, nos ajuda a manter acesa a luz da evangelização, proporcionando celebrações, orações, fazendo com que a mensagem do Evangelho chegue até os lares de nossos fiéis, impedidos do culto nos nossos templos. E assim, nossas atividades pastorais podem estar presentes em cada lar, em cada Igreja doméstica, em cada ambiente de trabalho, de lazer e em tantos outros lugares. Deus seja louvado pelo empenho desta equipe, pelo trabalho de cada presbítero, diácono, religioso(a) e demais pessoas de nossas comunidades.

Outra luz que se acende fortemente nestes tempos, é a luz da solidariedade com os que sofrem. Muitos são os gestos de caridade desempenhados em nossas comunidades e paróquias, para dar suporte às famílias que foram mais prejudicadas nesta crise sanitária e econômica. Por estes gestos damos graças a Deus. 

Neste sentido, a PASCOM Diocesana, numa parceria com o nosso Bispo, promoverá uma grande ação solidária em nossa diocese de São Mateus. E vamos contar também, com o suporte e mobilização da Pastoral Familiar, ECC (Encontro de Casais com Cristo), EJC (Encontro de Jovens com Cristo), RCC (Renovação Carismática Católica), Cáritas Diocesana e queremos também o apoio das secretarias paroquiais e outras pessoas, que já realizam este trabalho nas paróquias.

O evento será no dia 18 de julho, às 19h, uma LIVE ORANTE E SOLIDÁRIA: DOM PAULO CANTANDO E REZANDO COM A FAMÍLIA.  Aproveitando o dom, que Deus lhe deu, unindo a oração, a comunicação e a música para promover a solidariedade e levar uma palavra de esperança ao lar de cada família, que nos acompanhará. Contamos com o apoio de cada presbítero de nossa diocese, convidando-o a abraçar conosco este projeto. Esta LIVE contará com a presença de alguns convidados.

A divulgação será intensa nas redes sociais, mas precisamos também da mobilização das pastorais e movimentos, além dos patrocinadores (pessoa física e jurídica). Todos os fiéis de nossa Diocese serão convidados a fazerem doações de alimentos ou valores em dinheiro em prol das famílias necessitadas. Os alimentos arrecadados ficarão nas respectivas paróquias, para o atendimento das necessidades das famílias do próprio local. Os valores arrecadados em dinheiro serão destinados, uma parte, para a Cáritas Diocesana e a outra parte para ajudar em outras iniciativas sociais. Os grupos mencionados acima são os responsáveis para organizar a campanha e distribuição das tarefas. 

Nosso bispo abraçou esta ideia, porque viu nela uma grande oportunidade de estar unido ao seu clero e poder entrar em cada lar de nossa Diocese, levando oração, esperança e solidariedade através da arte. E com isso, ele pretende oferecer maior suporte e fortalecimento às iniciativas paroquiais, num momento em que toda a humanidade sofre, aproveitando a riqueza que os meios de comunicação social nos oferecem, principalmente neste tempo de pandemia. 

Eu, Dom Paulo, reafirmo o exposto acima, que o projeto JULHO SOLIDÁRIO nasceu da parceria entre nós (PASCOM e o bispo) após ouvir os diversos clamores por iniciativas ou reforço aos diversos gestos solidários já existentes em tempo de pandemia. Após ouvir Dom Walmor Oliveira de Azevedo (Presidente Nacional da CNBB); Dom Jaime Spengler (1º Vice-Presidente); Dom Mário Antônio Silva (2º Vice-Presidente) e Dom Joel Portella Amado (Secretário Geral da CNBB) e todos os Bispos e Administradores Diocesanos do Regional Leste II; Colégio dos Consultores e convidados (Diocese de São Mateus) e demais pessoas sobre a realidade da Igreja no Brasil no cenário atual, constatou-se de um lado, que uma das iniciativas de maior relevância neste tempo de pandemia, que vem respondendo às necessidades atuais, é justamente o pilar da caridade (uma das prioridades de nossa Diocese) mesmo entre tantos desafios e dificuldades. Porém, do outro lado a Cáritas nacional e diocesana começam a entrar em declínio na captação de recursos, para a manutenção de seus projetos e o início de uma crise financeira interna, principalmente em relação ao quadro de funcionários.

Reconhecendo a força que o mês de Julho nos proporciona por ser o mês dedicado ao Dízimo, aproveitamos a oportunidade, além de agradecer e rezar pelos nossos dizimistas, lançar a proposta do mês solidário, para ajudar as famílias necessitadas e ao mesmo tempo oferecer recursos, para que a Cáritas diocesana continue os seus projetos. A LIVE ORANTE E SOLIDÁRIA do dia 18/07 é uma iniciativa para ajudar na divulgação do projeto, capitação de recursos e oração com as famílias. Lembrando a todos, que a campanha irá até o dia 31 de julho de 2020.  Em breve encaminharemos o número da conta bancária para depósito e outras orientações.

Tomando todos os cuidados e seguindo atentamente as prescrições das autoridades sanitárias, buscaremos e faremos chegar ao nosso amado povo uma palavra de conforto e esperança e aos que precisam, um gesto de amor em movimento: A CARIDADE. Convidamos a todos, a abraçarem conosco esta iniciativa de amor e solidariedade. 

Unidos em Cristo! Deus abençoe a todos!

 

 

 

 

DOM PAULO BOSI DAL’BÓ
BISPO DIOCESANO

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe!