Carta de Dom Paulo ao clero e fiéis da Diocese de São Mateus

São Mateus-ES, 04 de julho de 2020.

 “Entre eles ninguém passava necessidade” (At 4,34)

 

AO CLERO E FIÉIS DA DIOCESE DE SÃO MATEUS

Nos últimos meses temos enfrentado os desafios da pandemia do Novo Coronavírus, muitos fiéis fizeram a experiência da perda de um ente querido, perda do trabalho, necessidades básicas e outras situações desafiantes. Comunidades se uniram a Instituições e grupos para ajudar estes irmãos necessitados. Louvado seja Deus pela solidariedade de todos! Sabemos que os desafios ainda não cessaram. O mesmo Deus que nos conduz, também nos convida a discernirmos os sinais dos tempos, para juntos realizarmos o cuidado e promoção da vida.

Nesta carta, quero destacar o trabalho da Pastoral do Dízimo e generosidade e fidelidade de nossos dizimistas. O mês de julho é dedicado ao estudo, apresentação, aprofundamento e explicação sobre o que é o Dízimo. Também, orientamos e rezamos com os dizimistas, por eles e suas famílias. Neste ano, o dia 12 de julho será o “Dia Diocesano do Dízimo”

Dízimo é um sinal de compromisso, de fidelidade com Deus, com a Igreja e com os Pobres. Jesus na sua bondade infinita convocou e enviou a sua Igreja para ela evangelizar, catequizar, servir e santificar. Com o dízimo você ajuda a transformar a Igreja, para que ela seja cada vez mais unida, fraterna e sinal do Reino de Deus. Por ele, a Comunidade, a Paróquia e a Diocese expressam o louvor e agradecimento a Deus. 

Sabemos que Deus não precisa de dinheiro, mas Sua obra, a Igreja, precisa para que a missão de anunciar o Reino aconteça de maneira criativa, solidária e fiel. A manutenção da Igreja, a promoção da evangelização nas Pastorais, Movimentos e Serviços, o sustento das obras de caridade e a ação missionária são ações que são frutos do dinheiro, que você contribui no dízimo.

Agradeço aos presbíteros, religiosos, religiosas e aos Membros da Pastoral do Dízimo pelo empenho em promover, organizar e intensificar as ações referentes ao Dízimo neste tempo difícil de pandemia. Agradeço a Deus e pedimos a Ele, que derrame sua infinita bênção sobre todos os dizimistas e suas famílias. Nestes tempos difíceis, vocês nos ajudam a manter a Igreja viva. Você é membro desta Igreja e nós rezamos por você e sua família!

Em tempo, quero com esta carta sugerir e autorizar que os Padres com seus Conselhos, após ouvir a Secretaria de Saúde do Município, julgarem conveniente, faça a distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis no dia 12/07/2020, como aconteceu em Pentecostes e Corpus Christi, mantendo todo o cuidado e seguindo as mesmas orientações. Tudo seja feito para a glória de Deus e a santificação dos fiéis. 

Concluo com a Oração do dizimista: Pai Santo, contemplando Jesus Cristo, Vosso Filho bem amado que se entregou por nós na cruz e tocado pelo amor que o Espírito Santo derrama em nós, manifesto, com esta contribuição, minha pertença à igreja, solidário com sua missão e com os mais necessitados. De todo o coração, ó Pai, contribuo com o que posso: recebei, ó Senhor. Amém.

 JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Deus vos abençoe abundantemente. 

+ Dom Paulo Bosi Dal’Bó
Bispo da Diocese de São Mateus-ES

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe!