50 Anos de Ordenação Episcopal de Dom Aldo Gerna

No último domingo, dia 1 de Agosto de 2021, a Diocese de São Mateus reuniu-se para celebrar solenemente os 50 anos de Ordenação Episcopal do nosso querido bispo emérito, Dom Aldo Gerna. Uma vida inteira dedicada a essa diocese em toda sua atuação pastoral missionária.

Dom Aldo Gerna, natural da Itália, chegou para o serviço da Diocese de São Mateus em 09 de Dezembro de 1957. Eleito bispo de São Mateus no dia 24 de maio de 1971, aos 40 anos de idade, ordenado no dia 1° de Agosto de 1971, tendo como lema: “Scio Cui Credidi” que quer dizer, “Eu sei em quem acreditei” (2 Tim 1,12).

Na liturgia presidida por ele, iniciou sua homilia pronunciando em Latim os seguintes dizeres: “Poterit quod reddere nequit Dominus Deus pro tantis munera”, que quer dizer: “Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tantos dons”.

Destacou em sua homilia o seu desejo em ser o bispo do povo, em trabalhar pelo povo e levar ao povo as decisões do Concílio. Vaticano II pessoalmente. Enfatizou o seu trabalho social nesta Diocese, construiu o Seminário Maior, o Mosteiro Beneditino, a Catedral, dentre outras obras erigidas em sua atuação.

Dom Aldo exerceu grande influência na Igreja Católica do Espirito Santo, em especial como grande defensor das causas sociais, sempre em defesa dos menos favorecidos. A sua opção preferencial pelos mais pobres, a sua defesa pelo povo, e sua coerência no exercício missionário foram marcas de sua atuação, com reflexos significativos até os dias atuais.

A Diocese de São Mateus, parabeniza ao nosso querido Bispo Emérito Dom Aldo e deseja que a sua presença em nosso meio, seja sempre semente de bons e numerosos frutos.

Neste mês de Agosto, mês dedicado a oração pelas vocações desejamos que o testemunho deste homem santo de Deus suscite em nossa Igreja Diocesana, boas e santas vocações sacerdotais e religiosas.