Mês das vocações: Dom Paulo lança duas novas canções

Historicamente o mês de agosto é celebrado, pela Igreja no Brasil, como o Mês Vocacional. Este mês temático é tomado pela oração, pela reflexão e pela criatividade das nossas comunidades e paróquias no cultivo vocacional. E para ajudar na oração e na reflexão, cada domingo é dedicado a uma vocação específica da Igreja:

No primeiro domingo, celebramos o Ministério Ordenado, ou seja, a vocação dos Bispos, padres e diáconos. Aqueles que foram chamados por Deus para uma consagração especial. Pelo ministério da Ordem, são configurados a Cristo Servo e Cabeça da Igreja. Atuam na Pessoa de Cristo (In Persona Christi), servindo como pastores do povo de Deus, ministrando os sacramentos, ensinando pela pregação e exemplo de vida, e zelando pelo rebanho do Senhor.

No segundo domingo, celebra-se o dia dos pais e, portanto, a vocação matrimonial. São aqueles e aquelas chamados a constituir as famílias, berço de todas as outras vocações. Marido e Mulher se consagram no serviço e na santificação de um ao outro, e na geração e educação dos filhos e filhas de Deus. Este sacramento é um sinal bonito que o casal é chamado a testemunhar: o mesmo amor com que Cristo amou a Igreja, um amor esponsal.

No terceiro domingo, celebra-se a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, e a vocação religiosa e consagrada. Chamados a este modo de vida estão homens e mulheres que se consagram a Deus no serviço aos mais diversos carismas que o Espírito suscita para o testemunho do Evangelho. Os religiosos e consagrados testemunham a radicalidade do Evangelho na vivência dos votos da pobreza, obediência e castidade.

E, por fim, no quarto domingo, celebramos a vocação laical. Leigos e leigas, são aqueles que, consagrados pelo Batismo, são chamados a viver a sua vocação testemunhando o Evangelho na Igreja e na sociedade, como “sal da terra e luz do mundo”. São braços importantes para a missão da Igreja, pois servem a Deus nas diversas pastorais e movimentos, fazendo crescer as comunidades missionárias, e alargam o Evangelho, levando-o para os diversos ambientes da vida civil: o trabalho, a política, a economia, etc. E quando o mês possui cinco domingos, como neste ano, celebra-se no quinto domingo, a vocação do catequista. São aqueles vocacionados a transmitir a fé nas nossas comunidades, para as crianças, adolescentes, jovens e adultos, e testemunhá-la no mundo.

Em nossa Diocese de São Mateus, desde o ano passado, temos vivido a graça do Ano Vocacional Diocesano. Apesar da emergência sanitária mundial, causada pela pandemia da Covid-19, novas iniciativas e formas de trabalhar, rezar e promover as vocações tem sido estabelecidas com sucesso, na luz do Espírito que conduz a missão da Igreja. Dentre as atividades, inclui-se a formação das Equipes Vocacionais Paroquiais responsáveis pela animação vocacional nas paróquias, o acompanhamento dos jovens vocacionados, e a promoção da cultura vocacional pelas mídias sociais. Os que desejarem, podem acompanhar pelo perfil do SAV no Instagram (@sav_diocesesm) estes trabalhos. Durante o mês vocacional, com o auxílio do nosso seminário diocesano, será compartilhada diariamente a Lectio Divina Vocacional; também rezaremos com as vocações, a cada semana; e estamos promovendo uma campanha de oração vocacional, pedindo aos fiéis da diocese que nos encaminhem, para o email do SAV (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), um vídeo pessoal rezando a Oração do Ano Vocacional Diocesano.

E temos uma surpresa feliz para nos ajudar a viver este mês: nosso Bispo Dom Paulo compôs duas novas canções para celebrar as vocações. Uma canção dedicada a São José, celebrando a vocação matrimonial e familiar. A canção reza: “São José, interceda pelo povo, abençoa nossas famílias, oh pai santo e glorioso”. E uma outra canção que nos ajuda a rezar e pedir ao Senhor por novas e santas vocações: “Enviai, enviai, Senhor, operários para a Messe, Senhor. Pois a messe é grande e são poucos que trabalham: enviai, operários, Senhor”.

Que o nosso bom Jesus, aquele que nos chama e nos envia para a missão, continue suscitando em nossa Igreja bonitas e santas vocações para o serviço ao povo de Deus e o testemunho do Evangelho. Amém!

Pe. Dener Evangelista Barbosa de Sales

Coordenador do Serviço de Animação Vocacional Diocesano

Seguem o aúdio, e a letra das novas músicas, de autoria do nosso Bispo Dom Paulo Bossi Dal’bo:

Enviai, Senhor, operários para a Messe (Letra e Música: Dom Paulo Bosi Dal´Bó)

ENVIAI, SENHOR, OPERÁRIOS PARA A MESSE
(Letra e Música: Dom Paulo Bosi Dal´Bó)

ENVIAI, ENVIAI, SENHOR, OPERÁRIOS PARA A MESSE, SENHOR.
POIS A MESSE É GRANDE, SÃO POUCOS QUE TRABALHAM. ENVIAI
OPERÁRIOS, SENHOR.

1) Sabemos que a missão não tem fronteiras.
São poucos os que ouvem a Palavra do Senhor.
Vocação é chamado e reposta, sim ou não.
Deus te chama, diga sim, vem pra missão.

2) Enviai, ó Deus da vida o teu Espírito.
Despertai novas e santas vocações para a missão.
Nossa voz faz ressoar tua Palavra e teu amor.
Toda terra cantará o teu louvor.

SÃO JOSÉ – (Letra e Música: Dom Paulo Bosi Dal´Bó)

SÃO JOSÉ INTERCEDA PELO POVO,
ABENÇOA AS NOSSAS FAMÍLIAS,
Ó PAI SANTO E GLORIOSO (Bis).

1) São José, santo esposo de Maria, vem trazer a alegria, vem curar a nossa dor.
São José, aqui está a sua família, clamando noite e dia as bênçãos do Senhor.

2) São José, anjo bom e companheiro, artesão e carpinteiro, nobre construtor da paz.
São José, homem justo e verdadeiro, vem trazer ao mundo inteiro, o seu amor de pai.

3) São José, pai humano de Jesus, nossa vida, força e luz, Cristo nosso Salvador.
São José, voz de Deus na humanidade, mestre da humildade, vem semear o amor