Momento de Oração, avaliação e planejamento institucional do Clero Diocesano, aconteceu entre os dias 19 a 22 de Julho.

O Clero da Diocese de São Mateus esteve reunido nos últimos dias, de 19 a 22 de julho, para um momento de oração, avaliação e planejamento institucional assessorado pelo Dr. William Cesar Castilho Pereira. Ele é psicólogo e foi professor da PUC-Minas durante décadas. Dentre vários trabalhos, assessorou a Arquidiocese de Belo Horizonte e o Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM (Bogotá – Colômbia).

Esta avaliação institucional é um desejo do Clero diocesano que contou com passos concretos iniciados durante a pandemia, pois foi gestado neste tempo e em maio deste ano aconteceu o 1º Encontro on-line com o Dr. William. Nele, o Clero firmou o bom propósito de trilhar este caminho de autoconhecimento institucional para rezar a história, avaliar o presente e lançar luzes para a vida e o ministério de cada presbítero em missão diocesana.

Como afirmou o Bispo Diocesano, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, o presente trabalho “é fruto da reflexão, experiência e participação dos presbíteros da Diocese”. E ainda continua: “a formação de um líder não se encerra com o período acadêmico. A vida e missão do presbítero estão em constante movimentação, não é um ciclo formativo que se fecha numa determinada etapa, exigem vigilância e cuidado, pois a formação é permanente”.

No dia 19 de julho aconteceu uma bonita celebração da história da Diocese apresentada, refletida e rezada pela presença dos nossos Pastores diocesanos: 1º) DOM JOSÉ DALVIT; 2º) DOM ALDO GERNA; 3º) DOM ZANONI DEMETTINO CASTRO; 4º) DOM PAULO BOSI DAL’BÓ. Em cada período o Clero agradeceu, celebrou a história, pediu perdão e rendeu graças a Deus por sua presença na Igreja Diocesana pelo pastoreio de cada pastor enviado.

Já nos dias 20 e 22 de julho, além dos momentos de oração, cada Forania foi motivada a rever o relatório enviado com antecedência e já estudado. Agora, cada uma deveria aprofundar questões, reconhecer desafios e destacar aspectos positivos. Ao final destes dois dias, Dr. William ajudou o Clero a construir um planejamento para os próximos meses, dando continuidade na Análise Institucional.

Dr. William destacou sobre o Clero da Diocese de São Mateus: “Essa paixão amorosa é a causa do Evangelho de Jesus e, quando se espalha entre os humanos, faz arder a sarça e, então, ressurge o fogo de Deus. Vocês fazem parte desta “turma” que acredita no Filho de Deus e no sonho de uma vida mais justa, em prol dos pobres e marginalizados pelos flagelos da sociedade. Podemos concluir: vocês constituem um grupo de homens fortes e que lutam”.

Estejamos em comunhão e oração com o Bispo Diocesano e todo o Clero por ele pastoreado.