No 6º dia da Novena o Mistério Eucarístico foi presidido pelo Pe. Gilday, Soares dos Santos concelebrado pelo Pe. Valdinei Soares dos Santos e a Comunidade Santa Rita de Cássia – Braço do Rio.
Desde o início da celebração tivemos a grata surpresa da chegada da nova imagem de São João Batista, bela, imponente, adequada ao nosso espaço celebrativo.
O Pe. Gilday na abertura pediu à todos que se colocassem num clima orante, de silêncio, reflexão e contemplação.
Iniciando a homilia o Pe. Gilday coloca nossa Igreja como a Casa Sagrada onde escutamos a Palavra de Deus, por isso ela deve ser um espaço bem cuidado, pois tudo brota da Palavra.
Segundo o Pe. Gilday, à luz da Palavra, a Igreja se torna um lugar propício para o crescimento e amadurecimento pessoal e espiritual. Enfim, tudo se torna mais bonito quando o indivíduo prioriza sua vida em comunidade.
O Pe. Gilday também lembra-se das pessoas desorientadas, que se encontram nos vícios pela falta de Deus. Para ele, o melhor caminho a ser trilhado é aquele que nos conduz de nossas casas para a Igreja, e isso é determinante em nossas vidas, na nossa vida de comunidade.
Citando um livro o qual está lendo – Maria Educadora, o Pe. Gilday relata a reflexão do psiquiatra e escritor sobre a perda da intimidade com a espiritualidade com a qual os jovens vêm passando. Na visão do Pe. Gilday, a juventude se aprisiona nos quartos, absortos em games e na internet, perdendo o estímulo pela vida, gerando uma secura muito grande e sem preencher o vazio da alma.
Para o Pe. Gilday, Jesus conseguia perceber a beleza nas coisas mais simples. Entretanto, os jovens conseguem criar um ambiente pesado quando não conseguem participar corretamente da missa, controlando o tempo através do relógio ou utilizando os celulares em meio a celebração.
Mesmo que alguns não percebam, para ele, a Igreja sempre apresentou diversas referências e modelos extraordinários. João veio antes da Igreja, e preparou a sociedade para receber Jesus, a Pedra Fundamental.
O Pe. Gilday ressalta que a maior riqueza humana são os valores que o próprio ser humano encerra em si, como a honestidade e o respeito.
Também lembra que a Igreja no mundo todo celebra São João Batista.
Utilizando o Evangelho, afirma que não devemos caluniar e fazer falsos julgamentos. Entretanto, salienta que as pessoas misteriosas acabam por suscitar mal julgamento. Ao finalizar sua homilia, o Pe. Gilday reforça a ideia de que as pessoas precisam ser transparentes para não instigar às pessoas aos piores pensamentos.
Nesse dia, o Jefferson da equipe de canto apresentou uma bonita melodia para a resposta da assembleia na oração eucarística.
Como não podia ser diferente, a comunhão conseguiu trazer para a celebração o clima orante e contemplativo proposto pelo Pe. Gilday desde o início. O povo dirigindo-se em procissão para se nutrirem do Corpo e Sangue de Jesus meche com nossa vida e com toda a Igreja.
Nesse instante, o desejo é de que Jesus seja sempre nosso refúgio nos momentos mais inóspitos de nossa caminhada cristã. Que desde já Ele venha nos impulsionando e nos encorajando a sermos seus discípulos na Semana Missionária que iremos em breve viver.
Ao final da celebração, o Pe. Valdinei agradeceu a presença do Pe. Gilday, da Comunidade Santa Rita e todos os conosco vieram celebrar, e informou que a nova imagem de São João Batista foi uma doação da Paróquia de São Mateus, através da pessoa do Pe. Aldir Roque Lóss.
Em seguida convidou à todos para participar dos festejos no pátio da Igreja.
Nossa Novena ainda continua, contamos com sua presença.
Viva São João Batista!!!
Compartilhe nas redes sociais!