Galeria de Fotos

5° dia da novena de São João Batista 2016

 

O 5º Dia da Novena foi cercado de mistério e expectativas.

O Mistério Eucarístico foi presidido pelo Monsenhor Emílio González Escalada, concelebrado pelo Pe. Valdinei Soares dos Santos e a Comunidade Matriz.

A celebração iniciou num clima de mistério, tendo a participação de um grupo de jovens meninas animando através dos cantos.

A 1ª e 2ª Leitura foram proclamadas pelas integrantes que conduziam os cantos.

O Salmo também foi cantado por uma das jovens, com uma voz clara, límpida, com muita propriedade. Apesar do nervosismo presente, foi perceptível a satisfação e alegria que todas demonstravam em servir.

Monsenhor Emílio iniciou a homilia enfatizando que hoje a liturgia apresentava leituras com muita profundidade.

Ele relata que o profeta Zacarias em 300 a.C. fala de um homem que foi perseguido e morto, mas não se sabe quem foi esse homem. De maneira semelhante, Jesus também passou pelo mesmo episódio, pois foi tratado como um qualquer.

Utilizando a 2ª Leitura, o Monsenhor faz alusão ao nosso batismo, onde nascemos de novo, ganhamos uma nova roupagem, revestindo-nos de Cristo.

Parafraseando o que diziam os Evangelistas à respeito de Jesus: “Ele passou fazendo o bem”, salientou que revestir-nos do uniforme do cristão é também revestir-nos da virtudes de Cristo, que ao olharmo-nos no espelho devemos enxergar um cristão.

Citando o Evangelho, Monsenhor Emílio afirma que Jerusalém não foi um país poderoso, com exceção dos reinados de Davi e Salomão, e os judeus eram submetidos ao julgo. Quando foi feito o anúncio de um profeta salvador, idealizaram um homem forte como Sansão, vitorioso como Davi e sábio como Salomão.

Jesus, porém, quando termina a oração pergunta aos discípulos? O que o povo fala de mim?

E eles respondem: uns dizem ser João Batista, outros o profeta Elias ou Jeremias.

Monsenhor declara que os profetas eram precursores, e o povo indagava: Jesus seria mais um? Eles queriam um grande rei que fosse forte e dominador... Entretanto, Jesus pergunta aos discípulos? E vós quem dizeis que sou?

Os discípulos respondem: Tu és o Cristo de Deus. E começaram a imaginar como seria o reinado de Cristo, mas Jesus logo tirou essa ideia deles afirmando:

“Quem quiser ganhar sua vida vai perdê-la, e quem perder a sua vida pelo meu reino vai ganhá-la”, mas quase todos o traíram, o abandonaram...

Monsenhor Emílio ainda lembra que milhares de pessoas foram martirizadas ao longo do tempo por causa de sua fé, e ainda hoje muitos ainda não reconhece Jesus como o verdadeiro Messias.

Declarou que o cristão jamais tem folga, ou tira férias, seu trabalho é ininterrupto, mas não podemos nos exaltar em função disso. O povo queria exaltar João Batista, mas ele prontamente bradou: “Eu não sou o noivo, sou apenas amigo do noivo”.

Finalizando a homilia, Monsenhor Emílio pede que aprendamos a tirar um minuto, um tempo para Jesus, e encerra com a seguinte frase: “Onde está o teu tesouro, aí está o teu coração”.

Após a comunhão, além da presença marcante de Jesus na eucaristia, também tivemos um momento tocante quando escutamos o louvor “Raridade” de Anderson Freire, com algumas pessoas chegando às lágrimas.

Para homenagear e valorizar o incansável trabalho dos professores, Monsenhor Emílio pediu à estes que se colocassem de pé para receber uma benção especialmente dirigida à eles.

Antes da benção final, o Pe. Valdinei convidou a representante do grupo de jovens cantoras para que as apresentassem à todos e revelasse o mistério envolto nessa visita.

Quem tomou a palavra foi a Senhora Aline – Diretora Adjunta da Ala Feminina do Sistema Prisional da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo, localizado em São Mateus-ES.

Sua fala inicial preocupou-se em fazer-nos despir-nos dos preconceitos com os quais sempre olhamos o próximo e, principalmente às pessoas em processo de reabilitação e ressocialização.

Em seguida, agradeceu ao Monsenhor Emílio pela disponibilidade com o qual sempre tem atendido o Sistema Prisional, informando à todos que esse trabalho só tem sido possível graças à parceria da Pastoral Carcerária através da Igreja Católica.

Pediu que algumas representantes da Pastoral Carcerária presentes se colocassem de pé, destacando o trabalho da Ieda como uma das pioneiras.

Antes de passar a fala para a Ieda, convidou à todos que busquem conhecer o Sistema Prisional através de visitas agendadas por meio da Pastoral Carcerária, pois todos serão bem-vindos.

Ieda reforçou o convite, humanizando ainda mais o trabalho desenvolvido com as detentas e os Agentes Prisionais, além da importância de levar Jesus Cristo no convívio com as detentas.

Finalizando o momento, tivemos o testemunho de uma das detentas – Edna Silvares Lemos. Ela nos contou sua infância e vida em família, e como as escolhas erradas à levaram ao Sistema Prisional. Enalteceu o trabalho da Aline, da Ieda e da Pastoral Carcerária, e a importância da Pastoral no trabalho de reabilitação e ressocialização. Ela afirma que após várias recaídas e a perda de um dos irmãos, decidiu pela vida! Retomou os estudos, e por bom comportamento tem conseguido, em algumas datas específicas, permissão para visitar a família. Ela afirma que o primeiro passo ela já deu, que é acreditar em si mesma e pagar pelos seus erros, agora falta a sociedade também acreditar em sua reabilitação.

Finalizando, ela agradeceu a oportunidade de celebrar conosco, reforçando que isso é fundamental no processo de ressocialização. Mas que assim como aconteceu com ela, muitas ainda precisam de ajuda para retomar suas vidas e sem nosso apoio isso dificilmente ocorrerá.

Pudemos sentir os mútuos olhares de agradecimento entre as jovens e toda a equipe da Pastoral Carcerária, enquanto toda a Igreja rompia num caloroso aplauso.

“Estive preso e fostes me visitar” – No momento em que toda a Igreja celebra o Ano da Misericórdia, fica nosso apelo à todos para que saibamos olhar para a população carcerária com o mesmo olhar de Jesus Misericordioso.

Certamente essa Missa ficará no consciente de cada um dos presentes, sendo mais um marco na estória da nossa paróquia. Esse Pe. Valdinei está saindo melhor do que a encomenda.

Após a benção final, toda a assembleia dirigiu-se ao pátio da Igreja para continuar com as festividades, onde também ocorreu a 1ª etapa do Show de Calouros.

A festa ainda continua... Viva São João!!!

Compartilhe nas redes sociais!