Quem disse que santo de casa não faz milagres?
No 7º dia da Novena o Mistério Eucarístico foi presidido pelo primeiro padre ordenado de nossa jovem paróquia, o Pe. Jader Jesus Silva, concelebrado pelo Pe. Valdinei Soares dos Santos e a Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Braço do Rio.
O Pe. Jader no início da celebração aqueceu a noite fria convidando à todos para animadas palmas, enquanto puxou um caloroso canto de acolhida.
A cantoria também acompanhou a invocação do momento de perdão, denotando que o clima celebrativo em preparação à festa do padroeiro, que será de muita animação.
Iniciando a homilia, o Pe. Jader pediu ao Espírito Santo para nos fortalecer e conduziu o povo à solene oração de invocação.
Dando continuidade, enalteceu a beleza da liturgia do dia e citou o Livro dos Reis onde um rei desejou entrar na cidade para matar as pessoas que ele assim o desejasse. Utilizando-se dessa passagem, ele ponderou que devemos ter discernimento e prudência em tudo que realizamos, que acima de tudo devemos estar em comunhão com Deus.
Em seguida, lançou uma pergunta para a assembleia?
Quem prepara bolo em casa?
A maioria que respondeu ao questionamento foi composta por mulheres, mas uma corajosa minoria de homens também não se intimidou e respondeu de forma afirmativa.
Dando seguimento ao seu raciocínio, ele começou a caminhar por entre a assembleia para levantar os ingredientes utilizados, e afirmou que cada ingrediente tem seu valor, e de forma semelhante devemos colocar uma pitada de Deus em nossa vida.
O Pe. Jader utilizando-se das palavras de São João Batista: “Convertei-vos e credes no Evangelho, lembrou que João Batista nos aponta Deus. Por isso, diante das nossas dificuldades, devemos suplicar à Deus.
Fazendo alusão à reforma da Igreja, ele destacou que a comunhão começa em casa, e que a restauração para melhorar o templo é um exemplo da comunhão de todo o povo.
Ressaltou ainda que não devemos deixar que as coisas boas se percam, como a oração ensinada pelos nossos pais desde a infância. Mas que devemos aprimorar esse aprendizado através da Igreja, levando esse aprendizado para a sociedade, pois os valores cristãos ajudam a edificar o Reino de Deus.
Ao finalizar, o Pe. Jader lembrou aos pais que eles devem ser um exemplo, um modelo a ser seguido pelos filhos.
Durante a paz, o Pe. Jader conclamou ao povo para que ela seja fermentada no coração de cada cristão.
Foi lindo ver o povo em procissão indo ao encontro de Jesus na Sagrada Comunhão. Quão rica é nossa Igreja, pois tem Jesus presente no Pão e no Vinho. Que este alimento possa sempre nutrir nossa caminhada cristã.
A benção especial nesse dia foi dedicada aos motoristas. O Pe. Jader os convidou para que se colocassem aos pares no corredor central e, após proferir a benção, pediu que um traçasse o sinal da cruz na fronte do outro, repetindo: obrigado por você ser um bom motorista!
Antes da benção final o Pe. Valdinei agradeceu a presença do Pe. Jader e a participação da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, convidando à todos para a festa no pátio da Igreja. Também reforçou o convite para a Ordenação Diaconal de João Custódio, João Batista e Patrick, no dia 25 às 17h na Catedral em São Mateus.
Antes de finalizar, levou toda a assembleia ao riso quando revelou os comentários que o povo estava tecendo à respeito das pernas saradas e torneadas de São João Batista. Numa tentativa de explicar, ele declarou que esse detalhe não era tão perceptível em função do tamanho da imagem anterior, mas depois que o Joãozinho virou Joãozão essa característica da imagem se tornou mais nítida.
E foi nesse clima descontraído que a festa continuou no pátio da Igreja.
Está chegando o grande dia da festa...Viva São João Batista!!!
Compartilhe nas redes sociais!