O Domingo da Palavra de Deus, desejado pelo Papa Francisco todos os anos no Terceiro Domingo do Tempo Comum[1], recorda a todos, Pastores e fiéis, a importância e o valor da Sagrada Escritura para a vida cristã, bem como a relação entre a Palavra de Deus e a liturgia: «Como cristãos, somos um só povo que caminha na história, fortalecido pela presença no meio de nós do Senhor que nos fala e alimenta. O dia dedicado à Bíblia pretende ser, não “uma vez no ano”, mas uma vez por todo o ano, porque temos urgente necessidade de nos tornar familiares e íntimos da Sagrada Escritura e do Ressuscitado, que não cessa de partir a Palavra e o Pão na comunidade dos crentes. Para tal, precisamos de entrar em confidência assídua com a Sagrada Escritura; caso contrário, o coração fica frio e os olhos permanecem fechados, atingidos, como somos, por inumeráveis formas de cegueira»[2].
Portanto, este domingo constitui uma boa ocasião para reler alguns documentos eclesiais[3] e especialmente os Praenotanda do Ordo Lectionum Missae , que apresentam uma síntese dos princípios teológicos, celebrativos e pastorais relativos à Palavra de Deus proclamada na Missa, mas que também são válidos em todas as celebrações litúrgicas (Sacramentos, Sacramentais, Liturgia das Horas).
- Através das leituras bíblicas proclamadas na liturgia, Deus fala ao seu povo e o próprio Cristo proclama o seu Evangelho[4]; Cristo é o centro e a plenitude de toda a Escritura, do Antigo e do Novo Testamento[5].5 Ouvir o Evangelho, o ponto alto da Liturgia da Palavra[6], é caracterizado por uma veneração particular[7], expressa não só por gestos e aclamações, mas também pelo próprio livro dos Evangelhos[8]. Uma das modalidades rituais adequadas para este domingo poderia ser a procissão de entrada com o Evangeliário[9]ou, na sua ausência, a sua colocação sobre o altar[10].
- A ordem das leituras bíblicas organizadas pela Igreja no Lecionário abre o caminho para o conhecimento de toda a Palavra de Deus[11]. Portanto é necessário respeitar as leituras indicadas, sem as substituir ou suprimir, e utilizando versões da Bíblia aprovadas para uso litúrgico[12]. A proclamação dos textos do Lecionário constitui um vínculo de unidade entre todos os fiéis que os ouvem. Uma compreensão da estrutura e da finalidade da Liturgia da Palavra ajuda a assembleia dos fiéis a receber de Deus a palavra que salva[13].
- O canto do Salmo Responsorial, a resposta da Igreja orante, é recomendado[14]; por conseguinte, o serviço do salmista em cada comunidade deve ser aumentado[15].
- Na homilia, os mistérios da fé e as normas da vida cristã são expostos ao longo do ano litúrgico, começando com as leituras bíblicas[16]. «Primariamente os Pastores têm a grande responsabilidade de explicar e fazer compreender a todos a Sagrada Escritura. Uma vez que é o livro do povo, todos os que têm a vocação de ser ministros da Palavra devem sentir fortemente a exigência de a tornar acessível à sua comunidade»[17]. Os Bispos, os sacerdotes e os diáconos devem sentir o compromisso de realizar este ministério com especial dedicação, valorizando os meios propostos pela Igreja[18].
- De particular importância é o silêncio que, ao promover a meditação, permite que a palavra de Deus seja recebida interiormente por aqueles que a ouvem[19].
- A Igreja sempre mostrou particular atenção àqueles que proclamam a palavra de Deus na assembleia: sacerdotes, diáconos e leitores. Este ministério requer uma preparação específica interior e exterior, familiaridade com o texto a proclamar e a prática necessária na forma de o proclamar, evitando qualquer improvisação[20]. É possível pré-configurar as leituras com monições breves e apropriadas[21].
- Devido ao valor da Palavra de Deus, a Igreja convida-nos a cuidar do ambão do qual ela é proclamada[22]; não é um móvel funcional, mas sim o lugar apropriado à dignidade da Palavra de Deus, em correspondência com o altar: de facto, falamos da mesa da Palavra de Deus e do Corpo de Cristo, em referência tanto ao ambão como, especialmente, ao altar[23]. O ambão é reservado para as leituras, o canto do Salmo Responsorial e do precónio pascal; a homilia e as intenções da oração universal podem dele ser proferidas, enquanto que é menos apropriado ter acesso a ele para comentários, anúncios, e a direção do canto[24].
- Os livros que contêm excertos da Sagrada Escritura despertam em quem os ouve uma veneração pelo mistério de Deus falando ao seu povo[25]. Por esta razão, deve-se ter o cuidado de garantir o seu valor material e a sua correta utilização. É inadequado recorrer a folhetos, fotocópias e subsídios como substitutos dos livros litúrgicos[26].
- Na proximidade ou nos dias sucessivos ao Domingo da Palavra de Deus é conveniente promover encontros formativos para realçar o valor da Sagrada Escritura nas celebrações litúrgicas; pode ser uma oportunidade para aprender mais sobre como a Igreja em oração lê a Sagrada Escritura, com leitura contínua, descontínua e tipológica; quais são os critérios para a distribuição litúrgica dos vários livros bíblicos ao longo do ano e nos seus tempos, a estrutura dos ciclos dominicais e dos dias da semana das leituras da Missa[27].
- O Domingo da Palavra de Deus é também uma ocasião propícia para aprofundar a ligação entre a Sagrada Escritura e a Liturgia das Horas, a oração dos Salmos e Cânticos do Ofício, as leituras bíblicas, promovendo a celebração comunitária de Ladainhas e Vésperas[28].
Entre os muitos Santos e Santas, todos testemunhas do Evangelho de Jesus Cristo, São Jerónimo pode ser proposto como exemplo, devido ao grande amor que tinha pela Palavra de Deus. Como o Papa Francisco recordou recentemente, foi «incansável estudioso, tradutor, exegeta, profundo conhecedor e apaixonado divulgador da Sagrada Escritura […] Colocando-se à escuta da Sagrada Escritura, Jerónimo encontra-se a si mesmo, encontra o rosto de Deus e o dos irmãos, e apura a sua predileção pela vida comunitária[29].
Esta Nota pretende contribuir para despertar, à luz do Domingo da Palavra de Deus, uma consciência da importância da Sagrada Escritura para a nossa vida de crentes, a começar pela sua ressonância na liturgia que nos coloca em diálogo vivo e permanente com Deus. «A Palavra de Deus ouvida e celebrada, sobretudo na Eucaristia, alimenta e reforça interiormente os cristãos e torna-os capazes de um autêntico testemunho evangélico na vida diária»[30].
Da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, 17 de dezembro de 2020.
Robert Cardinal Sarah
Prefeito
+Arthur Roche
Arcebispo Secretário
[1]. Cf. Francisco, Carta Apostólica sob forma de Motu proprio Aperuit illis, 30 de setembro de 2019.
[2] Francisco, Aperuit illis , n. 8; concílio Vaticano II, Constituição Dei Verbum, n. 25: «É necessário, por isso, que todos os clérigos e sobretudo os sacerdotes de Cristo e outros que, como os diáconos e os catequistas, se consagram legitimamente ao ministério da palavra, mantenham um contacto íntimo com as Escrituras, mediante a leitura assídua e o estudo aturado, a fim de que nenhum deles se torne “pregador vão e superficial da palavra de Deus. por não a ouvir de dentro”, tendo, como têm, a obrigação de comunicar aos fiéis que lhes estão confiados as grandíssimas riquezas da palavra divina, sobretudo na sagrada Liturgia. Do mesmo modo, o sagrado Concílio exorta com ardor e insistência todos os fiéis, mormente os religiosos, a que aprendam “a sublime ciência de Jesus Cristo” (Fl 3, 8) com a leitura frequente das divinas Escrituras, porque «a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo».
[3] Concílio Vaticano II, Constituição Dei Verbum ; Bento XVI, Exortação Apostólica Verbum Domini.
[4] Cf. Sacrosanctum Concilium, nn. 7, 33; Institutio generalis Missalis Romani (IGMR), n. 29; Ordo lectionum Missae (OLM), n. 12.
[5] Cf. OLM, n. 5.
[6] Cf. IGMR, n. 60; OLM, n. 13.
[7] Cf. OLM, n. 17; Caeremoniale Episcoporum , n. 74.
[8] Cf. OLM, nn. 36, 113.
[9] Cf. IGMR, nn. 120, 133.
[10] Cf. IGMR, n. 117.
[11] Cf. IGMR, n. 57; OLM, n. 60.
[12] Cf. OLM, nn. 12, 14, 37, 111.
[13] Cf. OLM, n. 45.
[14] Cf. IGMR, n. 61; OLM, nn. 19-20.
[15] Cf. OLM, n. 56.
[16] OLM, n. 24; Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Diretório Homilético , n. 16.
[17] Francisco, Aperuit illis , n. 5; Diretório Homilético , n. 26.
[18] Francisco, Exortação Apostólica Evangelii gaudium , nn. 135-144; Diretório Homilético .
[19] Cf. IGMR, n. 56; OLM, n. 28.
[20] Cf. OLM, nn. 14, 49.
[21] Cf. OLM, nn. 14, 49.
[22] Cf. IGMR, n. 309; OLM, n. 16.
[23] Cf. OLM, n. 32.
[24] Cf. OLM, n. 33.
[25] Cf. OLM, n. 35; Caeremoniale Episcoporum , n. 115.
[26] Cf. OLM, n. 37.
[27] Cf. OLM, nn. 58-110; Diretório Homilético , nn. 37-156.
[28] Institutio generalis de Liturgia Horarum , n. 140: «A leitura da Sagrada Escritura, que por tradição antiga é feita publicamente não só na celebração da Eucaristia, mas também no Ofício Divino, deve ser realizada com a maior estima por todos os cristãos, porque é proposta pela própria Igreja, não por escolha de indivíduos ou de acordo com a disposição mais favorável do seu ânimo, mas em ordem ao mistério que a Esposa de Cristo desempenha através do ciclo anual [...]. Além disso, na celebração litúrgica, a leitura da Sagrada Escritura é sempre acompanhada pela oração».
[29] Francisco, Carta Apostólica Scripturae sacrae affectus, no XVI centenário da morte de São Jerónimo, 30 de setembro de 2020.
[30] Cf. Francisco, Exortação Apostólica Evangelii gaudium, n. 174.
Fonte: http://www.vatican.va
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