Programação da Semana Santa 2019

14 a 21 de abril de 2019

“Fraternidade e Políticas Públicas”
“Serás libertado pelo direito e pela Justiça”(Is 1, 27)

SÁBADO – 13 DE ABRIL

(Missa, bênção e procissão dos ramos)
16h30min – São Daniel Comboni
19h – Lagoa Seca

DOMINGO DE RAMOS

DIA PARA A COLETA DA SOLIDARIEDADE

(Missa, bênção e procissão dos ramos)

08h - São Geraldo
10h30min - Nova Lima
18h - Matriz: Saída do CRAS

(Pela manhã, às 08h, todas as comunidades do Setor Cidade são convidadas a celebrarem pela manhã nas comunidades e a noite na Matriz.)

TERÇA - FEIRA SANTA

10h – Catedral – São Mateus – Missa dos Santos Óleos. Participa 5 pessoas de cada comunidade. Presença do Bispo, todos os Padres e Irmãs.

QUARTA - FEIRA SANTA

Sacramento da unção dos enfermos e idosos

08h – Matriz – Missa para todos os idosos e enfermos. Cada comunidade do Setor Cidade providencie a condução para trazê-los. (Responsável pela liturgia Equipe da Matriz).
17h – Córrego do Arthur
20h – Matriz Celebração da Misericórdia (A procissão sairá de cada comunidade e a Matriz da rua da treita

QUINTA - FEIRA SANTA

08h – Santa Rita visita aos enfermos
18h – Nova Lima: Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés.
20h – Matriz: Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés com as comunidades do Setor Cidade.

VIGÍLIA EUCARÍSTICA

(As equipes irão utilizar a Vigília do livreto)

21h30min – Santa Rita e São Benedito
22h00 – Aparecida e São Jorge
22h30min – Matriz: Ministros e Grupo de Reflexão
23h – Matriz: Equipes de liturgia
23h30min – Setor Família – Pastoral Familiar e ECC

SEXTA - FEIRA SANTA

Dia de jejum e abstinência de carne.
Na Sexta-feira Santa, a Igreja exorta os fiéis para que façam adoração diante do Santíssimo Sacramento. Cada família, comunidade é convidada a vir e se colocar diante de Nosso Senhor Jesus Cristo e estar em atitude de vigília e silêncio interior com o Senhor.

06 h - Terço com as mulheres e com os homens
07 h – Pastoral da Criança
08 h – RCC
09 h – Toda catequese e coroinhas do setor cidade
10 h – Cáritas, catequistas do RICA e catecúmenos
11 h – Pastoral do Dízimo

CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DO NOSSO SENHOR

15h – Matriz com a presença de todas as comunidades do Setor Cidade e em todas as comunidades.
18h – PROCISSÃO LUMINOSA. Saída da frente da Sub-Prefeitura. Próximo ao campo society. Pedimos que aos fiéis para trazerem velas.

SÁBADO SANTO

CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL

19 h – Missa solene com batizados na Matriz. Início na Praça da Matriz. (Cada pessoa traga a sua vela para a renovação das promessas batismais).

DOMINGO DE PÁSCOA

05h – Matriz: Missa da Ressurreição (Café de Páscoa)
08h – Sayonara: Missa da Páscoa do Senhor com batizados
10h – Nova Lima: Missa da Páscoa do Senhor com batizados
19h – Matriz: Missa da Páscoa do Senhor para todas as comunidades do Setor Cidade. Logo após confraternização.

(Todas as comunidades do Setor Cidade a celebrem pela manhã para que a noite os fiéis possam participar da Missa na Matriz).

SÁBADO - 27 DE ABRIL

00h Saída da Romaria ao Convento da Penha – Vila Velha.
08h – Missa no Convento.

SEMANA SANTA

Começa no Domingo de Ramos, incluindo o Tríduo Pascal, visando recordar a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém.

Domingos de Ramos: aclamamos Jesus como Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar o Reino do Deus da vida. A realização plena do sonho de Deus para este mundo e a certeza da vida nova prenunciada para todos na Ressurreição de Jesus. É muito importante a participação na procissão neste dia. Os ramos devem ser conservados como sinal e testemunho da fé em Cristo e na sua vitória pascal.

Tríduo Pascal: (quinta, sexta e sábado). O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição começa com a Missa da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com o Domingo de Páscoa.

Missa da Ceia do Senhor (Quinta-Feira Santa). Nos recorda a Ceia do Senhor. Neste dia Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio. Na celebração o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, recordando o gesto de Jesus de lavar os pés de seus discípulos e a dizer: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”, significando que devemos servir uns aos outros. Ao final da missa se faz a Trasladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a adoração.

Paixão do Senhor (Sexta-Feira Santa). Neste dia a Igreja recomenda jejum e abstinência total de carne e acompanham em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação até sua entrega total com a morte de Cruz. Não se celebra missa ou qualquer sacramento e comungam-se as hóstias consagradas na Quinta-feira Santa.

A celebração central deste dia é a das 15 h da tarde. É dia de total silêncio e reflexão.

Vigília Pascal (Sábado Santo). Celebramos a vida que vence a morte. A Ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida nova a partir da morte. O Círio Pascal, acesso, representa Cristo Ressuscitado vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo.

Domingo da Páscoa do Senhor. Páscoa significa passagem. É a passagem da morte na cruz para a ressurreição. Desse modo, a ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade. A Páscoa é o mistério unificador de toda a nossa fé cristã, sendo, assim, a festa principal da Igreja.