Exercícios para a Quaresma

Quaresma, tempo para reencontrar o caminho da vida

A Quaresma nos convida “a olhar para dentro de nós mesmos, com o jejum, que liberta do apego às coisas, do mundanismo que anestesia o coração. Oração, caridade, jejum: três investimentos num tesouro que dura”.

“Se devemos voltar, isso significa que a direção seguida não era justa. A Quaresma é o tempo para reencontrar o caminho da vida. Com efeito, no caminho da vida, como em todos os caminhos, aquilo que verdadeiramente conta é não perder de vista a meta.

Exercícios para bem vivermos o tempo da quaresma:

1. Praticar a Esmola (caridade), Oração e Jejum.

2. Vivenciar o Dia do Senhor – o Domingo.

3. Recuperar o sentido da Via Sacra durante as sextas-feiras.

4. Participar dos Grupos de Reflexão na comunidade, como lugar da animação bíblica.

5. Intensificar a vida de oração: pessoal, familiar e comunitária.

6. Realizar a revisão de vida: pessoal, familiar, comunitária e social.

7. Participar da Celebração da Misericórdia dia 15 de abril.

8. Celebrar o Sacramento da Confissão. Matriz dia 09 de abril e nas missas das comunidades.

9. Viver às 24 horas para o Senhor. Matriz dia 29 a 30 de março.

10. Recuperar em família a catequese dos 10 Mandamento da Lei de Deus. Os 05 Mandamentos da Igreja e o Ato de Contrição.

Iniciemos bem este tempo de graça e salvação, oportunidade que o Senhor nos dá para exercer nossa vida cristã, nossa liderança laical, a serviço de Deus e seu povo santo e pecador. Amém!

Meu abraço fraterno.

Pe. Fabiano Marchesini