Formação Litúrgica, Ficha 56: Liturgia Eucarística: Façam isto em memória de Mim

Liturgia Eucarística: Façam isto em memória de Mim
Formação Litúrgica em Mutirão - CNBB - rede celebra - revista de liturgia
Ficha 56

Maria de Lourdes Zavarez

"Enquanto ceavam, ele tomou um pão, pronunciou a bênção, o partiu e o deu a seus discípulos, dizendo: Tomai, isto é meu corpo. E, tomando o cálice, pronunciou a ação de graças, deu-o, e todos dele beberam. E disse-lhes: ´Este é o meu sangue, o sangue da Aliança, que se derrama por todos'... Façam isto para celebrar a minha memória." 

Este relato da instituição da eucaristia é encontrado em vários textos do Novo Testamento: Mc 14, 12- 31; Mt 26, 17-35; Lc 22, 7-20.31-34 e 1Cor 11, 23-26. E com variações de detalhes, este texto é encontrado, em essência, em todas as orações eucarísticas. Fazer o que Ele fez e em memória dele! É o mandamento que Ele nos deixou. Mas, podemos perguntar: o que Ele fez? E por quê?

Como judeu fiel, Jesus participava, anualmente, da celebração da ceia pascal. E naquela noite, antes de sua paixão, desejou ardentemente celebrá-la com seus amigos dando um novo significado ao rito judaico. Ele sintetizou o sentido profundo de toda sua vida na ação simbólica da ceia pascal. Antecipou, ritualmente, sua entrega total ao Pai pela humanidade com sua morte e ressurreição. Inaugurou, assim, a nova e eterna aliança selada com seu sangue.

A partir daí, a ceia pascal cristã será não apenas memorial da experiência do êxodo, mas o memorial, a lembrança atualizante da ação libertadora, salvífica que Deus realizou através de Jesus a toda a humanidade: sua encarnação, vida, morte, ressurreição, ascensão e entrega de seu Espírito. Participando da ação ritual da Ceia eucarística, participamos, no "hoje " de nossa vida, da morte-ressurreição de Jesus, passamos com Ele da morte para a vida, até que Ele venha, na esperança da plena comunhão no Reino do Pai.

Este sentido central da ação eucarística, como memorial do mistério pascal, está concentrado e, deve ser professado com entusiasmo por toda a assembléia na aclamação memorial, logo depois da narrativa da instituição: Eis o mistério da fé! Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição, Vinde, Senhor Jesus! Esta aclamação, juntamente com o que vem a seguir (anamnese) expressa que na eucaristia se realiza o que Jesus deixou como mandamento na última ceia: o memorial de seu mistério pascal.

A Eucaristia é, em primeiro lugar, memorial da morte e ressurreição do Senhor sob o sinal do pão e do vinho, dados em refeição, em ação de graças e súplica. Eucaristia é o principal sacramento da páscoa cristã. Ela significa. Realiza e torna presente e atual o mistério pascal de Jesus. E dela somos convidados a participar ativa, consciente, plena e frutuosamente, sendo com Cristo oferenda espiritual, agradável ao Pai e serviço gratuito aos irmãos. A liturgia eucarística acompanha, portanto, as ações de Jesus na última ceia, como encontramos nos relatos bíblicos e na maioria das orações eucarísticas, desde os primeiros tempos do cristianismo: 

- Ele tomou o pão... o cálice = preparação da mesa, apresentação dos dons,

- Ele pronunciou a bênção (sobre o pão e o vinho) = oração eucarística - ação de graças
- Ele partiu (o pão) = fração do pão
- Ele deu ( o pão e o cálice com vinho) dizendo... = comunhão.

Perguntas para reflexão pessoal e em grupos:

  1. Em que consiste a liturgia eucarística?
  2. Ler e comparar os textos bíblicos, indicados acima, onde encontramos o relato da última ceia.
  3. Como está sendo feita a aclamação memorial em sua comunidade? O que fazer para que expresse o sentido que ela traz?

Compartilhe nas redes sociais!