Saudações a todos!
Ainda estamos sob os efeitos das piores crises dos últimos anos: a pandemia do coronavírus (COVID-19). Tem sido uma experiência desafiadora em todos os aspectos da vida: pessoal, profissional, social, político e eclesial.
Tem sido muito importante, no combate a essa doença, o isolamento social. Embora tenha despertado muitas inquietações e debates, é uma das soluções possíveis para conter a disseminação do coronavírus. Por causa disso, muitas pessoas estão redescobrindo o valor da convivência em família. Quantas casas estão novamente iluminadas com a reciprocidade entre pais e filhos! Quantas noites de oração com os membros reunidos em torno da televisão ou do celular, na sala ou num quarto, acompanhando a missa ou rezando o terço! Quantas Bíblias deixaram de ser apenas um livro de enfeite e voltaram a comunicar a sempre viva Palavra de Deus! De um mal, Deus sempre sabe fazer um bem!
A proposta deste mês é que os Grupos rezem como família e em família, nas casas. Para isso, estamos propondo reviver em cada encontro, a própria experiência de Jesus, que partilhava a convivência das famílias em suas casas, segundo o esquema da Leitura Orante da Bíblia.
Propomos que cada casa seja abençoada ao final de cada encontro. É importante, então, que cada um deles seja bem preparado! É bom que a família que vai acolher o encontro monte um pequeno altar, com a Bíblia, vela, flores, imagem do santo de devoção, fotos de momentos marcantes da vida da família. O Grupo não se esqueça de providenciar água benta para ser aspergida em cada casa. Seria muito significativo que fosse a água abençoada pelo padre na Vigília Pascal.
Deixemos que Jesus entre em nossas casas! Bom estudo e oração para todos!
Pe. João Custódio Cosmi Cunha
Coordenação Diocesana de Evangelização e Catequese
Pe. Éder Mataveli Vargas
Coordenador Diocesano de Pastoral
Compartilhe nas redes sociais!