DNJ - Dia Nacional da Juventude 2016

Os desafios do ano corrente nos proporcionaram viver momentos de fé e esperança. Um momento de experimentar a misericórdia do Senhor através das atividades deste Ano Jubilar.

O Papa Francisco por ocasião do dia 01 de setembro, Dia de Oração pelo Cuidado da Criação, disse que ainda é preciso colocar em prática duas obras de misericórdia: espiritual – contemplar a criação de Deus expressa no meio ambiente; corporal – realizar atividades concretas na proteção da Casa Comum.

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) deste ano traz como reflexão o zelo pela Casa Comum. Tema: “Juventude e nossa naca comum” e o lema, “Vou criar novo céu e nova terra” (Is 65, 17), inspirados na Encíclica do Papa Francisco Laudato Sí. Cada jovem é convidado a ser portador e protagonista da “casa comum”. As reflexões, orações, lutas entre outras atividades serão celebradas no dia 30 de outubro de 2016, na Paróquia de São Mateus.

Programação do Dia:

08h – Chegada das caravanas no São Benedito com apresentação de Jongo

09h – Mística contemplando o tema no Sitio Histórico Porto de São Mateus, saída da marcha para a Catedral.

10h – Santa Missa na Catedral

11:30h – Almoço

13:30h – Animação

13:45h – Apresentação de dança

14h - Rápida Formação com o Diácono Patrick – Laudato Si

14:30h – Apresentações Culturais (forânias)

15:30h – Mística de envio

15:45h – Lanche

16h – Retorno

Algumas orientações:

- o almoço será vendido no valor de R$ 10,00. Este valor será recolhido na Paróquia e depois repassado. Quem comprar o almoço receberá um “ticket alimentação”. Enviaremos uma quantidade de “ticket alimentação” para a Paróquia. Se precisarem de mais é só nos comunicar. Se não vender tudo, favor devolver o que sobra. Prestem atenção, pois a alimentação será feita mediante o total de ticket vendido. Peço às(os) secretárias(os) paroquiais que fiquem responsáveis para o pagamento desses ticket alimentação na Diocese.

- cada paróquia fica livre para organizar com os jovens as despesas da viagem. Portanto, as Coordenações Paroquiais Juvenis devem conversar com os Párocos para organizar esta atividade.

- cada participante leve sua caneca, para que possamos excluir o uso dos descartáveis.

- podem trazer suas bandeiras, violões, tambores, alegria, sonhos etc para celebrar este momento.

Atenção!!!

As inscrições e a quantidade de ticket alimentação vendidos devem ser comunicados até dia 10 de outubro 2016 no Secretariado.

Que os dons da Sabedoria e Força de Deus inspire nossos jovens em ações concretas em defesa da Casa Comum.

Pastoral Juvenil Diocesana
Pe. Éder Mataveli Vargas.