A Semana Nacional da Vida 2021, acontecerá de 1º a 8 de outubro, com o tema “Família Santuário da Vida”. A proposta da temática deste ano indica três dimensões para cuidar, zelar, proteger e defender a vida como dom de Deus, a partir da família. É o que explica dom Ricardo Hoepers – presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “Falamos da família, Igreja doméstica, a família comunidade eclesial e a família sociedade. E nessas três dimensões queremos tornar a vida um dom de Deus, cuidar, zelar, proteger e defender de todos os perigos”, explica o bispo ao recordar o que disse Jesus “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10).
Como já é de costume, todos os anos nossa Diocese dá atenção para esta semana especial. Para tanto, estamos enviando o tema e os subtemas deste ano, para aquecer os nossos corações e podermos celebrar este momento de maneira abençoada. Este ano, no calendário diocesano em conformidade com as Prioridades Diocesanas, a Semana da Vida é para ser organizada em parceria com as Pastorais Sociais. É bom envolvê-las nas atividades, se ainda não o fizeram.
Segue a programação:
- 02/10 – 15h – Missa de abertura da Semana Nacional da Vida na Catedral em São Mateus. Obs.: Transmissão pela Rádio Kairós e pelas redes sociais da Diocese.
- Sugerimos que tenham representantes das Paróquias nesta celebração.
- 07/10 – Palestra: Violência Doméstica, identificar, olhar e acolher as vítimas.
Expositora: Dra. Camila Tardin, Advogada, presidente da Comissão da Mulher Advogada da 15° Subseção da OAB ES, membro da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB ES, Facilitadora de Círculos de Paz pelo TJ- ES, Mediadora Familiar pela ESA- BA. da Paróquia de Montanha e do Casal Kildren e Marilanja da Paróquia de Vila Valério. Obs.: Transmissão pelas redes sociais da Diocese.
Apresentamos abaixo os subtemas que direcionarão as celebrações de cada dia da Semana:
- O valor incomparável da pessoa humana;
- Na raiz da violência contra a vida;
- Sinais de esperança e convite ao compromisso;
- A vida é sempre um bem;
- Veneração e amor pela vida dos outros;
- A vida humana é sagrada e inviolável;
- Anunciar o Evangelho da Vida.
08/10 – Dia do Nascituro – Os filhos são Bênçãos do Senhor.
O Secretariado já encaminhou um exemplar do livro “Hora da Vida” da Semana Nacional da Vida de 2021, aos escritórios paroquiais para que os textos sirvam de apoio para as atividades e reflexão.
Nós da Equipe Diocesana estamos à disposição das equipes paroquiais para maiores esclarecimentos e orientações.
Em tempo: pedimos que compartilhem nos grupos da Pastoral Familiar, ECC e outros grupos as programações paroquiais para acompanhamento e divulgação nas redes sociais diocesanas. Temos a certeza de que será um momento muito rico de troca de experiência, alegrias, força, fé e muito amor para todos.
Atenciosamente
Wilson e Carla
Casal Coordenador Diocesano
Pe. Aldir Roque Lóss
Coordenador e Assessor Espiritual Diocesano
Pe. Éder Mataveli Vargas
Coordenador Diocesano de Pastoral
Compartilhe nas redes sociais!