Determinações sobre as Atividades Pastorais e Celebrações Litúrgicas na Diocese de São Mateus dos dias 18 a 31 de março de 2021

A Paz de Cristo!

Estamos ainda vivendo dias de muita angústia e incerteza frente à continuidade da pandemia, sobretudo com o aumento de casos de infecção e mortes.

Após a publicação oficial do Decreto do Governador Renato Casagrande, e em espírito de comunhão, ouvindo o Vigário Geral, o Ecônomo e o Coordenador de Pastoral que trazem a reflexão feita por presbíteros, relembro as orientações do Decreto emitido no dia 20/03/2020 a serem observadas entre os dias 18 a 31 de março do corrente ano.

1 – ORIENTAÇÕES LITÚRGICAS E SACRAMENTAIS NESTE PERÍODO

– Suspensão das seguintes atividades celebrativas comunitárias: missas (só online na igreja Matriz ou outra com equipe de cantos e liturgia), batizados, mutirões de confissão, crismas, celebrações da Palavra, exéquias, bênçãos, procissões, vias-sacras, encontros de oração e recitação do terço em grupo. Ficam suspensas também as missas de doentes e idosos e a dos Santos Óleos, cuja data será remarcada. As festas de São José sejam celebradas online com a presença das equipes de liturgia e canto.

2 – ATIVIDADES FORMATIVAS E OUTRAS

– Suspensão de encontros de lideranças, conselhos e movimentos (Movimento de Cursilho de Cristandade, Mães que oram, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, EJC, ECC, RCC, Focolares, entre outros); grupos de reflexão; ensaios de cantos; cursos; palestras; catequese de crianças, adolescentes e adultos; catequese batismal e preparação de noivos; formações paroquiais, forâneas ou diocesanas. Em nível diocesano fica cancelado o encontro online das Equipes que estava marcada para o dia 27/03.

– SOBRE AS IGREJAS

– Ficarão abertas, principalmente as principais/centrais, conforme o costume local, para visitação e orações pessoais. Manter o clima orante, pelo fundo musical, Récita do Terço gravado ou particular, músicas religiosas e outros elementos para facilitar a oração pessoal. As comunidades menores poderão estar abertas nos domingos 21 e 28 de março para oração pessoal. Em todas as comunidades os fiéis poderão fazer o seu pedido de oração por escrito, a devolução do dízimo e ofertas nos lugares específicos. O fiel poderá fazer visita ao Santíssimo Sacramento intensificando suas orações e clamores a Deus para pedir a cura desta pandemia do novo coronavírus (COVID 19) e de tantas outras enfermidades. Lembramos que cada um evite alguns gestos carinhosos como beijar ou tocar o sacrário e imagens, pois poderá haver contaminação. A coleta da Solidariedade será em nova data a ser determinada pela Diocese.

4 – FUNCIONAMENTO DE ESCRITÓRIOS PAROQUIAIS E CÚRIA

– Nas secretarias paroquiais e na Cúria Diocesana, mantenha-se o expediente, seguindo as normas sanitárias emitidas pelos órgãos de saúde, a não ser em casos de suspeita de COVID-19 no ambiente paroquial ou diocesano.

Por favor, releiam todo o Decreto do dia 20/03/2020, aqui fizemos algumas adaptações, pois se trata de um período mais curto de restrições, assim esperamos.

Em caso de mudança no cenário atual, em breve, apresentaremos novas orientações.

Em comunhão fraterna e preces,

+ Dom Paulo Bosi Dal’Bó
Bispo da Diocese de São Mateus