Cripta é inaugurada na Festa de São Marcos em homenagem aos Padres Missionários Combonianos." No dia 25 de Abril de 2023, data marcada pela celebração da Festa do Padroeiro da Cidade de Nova Venécia/ES, São Marcos. A diocese de São Mateus, por meio do Padre Enizael, pároco da citada paróquia realizou a inauguração a exumação e o translado dos corpos de 10 (dez) Padres Combonianos para um cripta, localizada na Matriz São Marcos.

Esse ato foi realizado com grande reverência e respeito em um momento de oração no cemitério São Marcos, na cidade de Nova Venécia/ES, a partir dai, os restos mortais foram transportados em pequenos caixões pela funerária, diretamente para a Cripta(*), onde agora repousarão em paz.

Essa iniciativa é uma forma de preservar a memória dos padres combonianos, honrando o legado que deixaram para a comunidade e toda igreja diocesana. Ao mesmo tempo, a construção da cripta(*) é um espaço de contemplação e reflexão a cerca da importância da vida e da morte, da fé e do serviço.

“Meu objetivo é o de trazer os restos mortais desses padres, para mais perto da Igreja, é uma forma de cuidar, zelar, por quem tanto se doou”, explicou o Padre Enizael.

(*) Cripta: dependência subterrânea, em geral sob a cabeceira de uma igreja, onde eram enterrados sacerdotes, aristocratas e membros do alto clero.