1ª Grande Assembleia Vocacional da Diocese de São Mateus

Tendo sido recentemente aberto o 3º Ano Vocacional do Brasil, no último dia 20 de novembro, solenidade de Cristo, Rei do Universo, a Diocese de São Mateus já inicia a sua agenda de atividades de celebração deste ano temático com a realização de uma grande Assembleia Vocacional. O encontro foi marcado pela alegria, pela animação e pela celebração das vocações.

Fizeram-se presentes um grupo de 500 jovens provenientes das paróquias da Diocese. Após a acolhida, o encontro abriu-se com a oração refletindo sobre a proposta do Ano Vocacional. Os jovens também fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado às escolas de Aracruz-ES em 25 de novembro. Após a Oração do Ano Vocacional do Brasil, a juventude acolheu o pe. Patric Wanderley que conduziu um momento de Animação Vocacional com o tema: “Cristo vive e te quer vivo”.

Momento forte do dia, na Santa Missa que se deu a seguir, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Paulo Bosi Dal’Bó, foram concedidos os ministérios aos seminaristas: o seminarista Diolino recebeu o ministério do acolitato; os seminaristas Daniel e Cosme receberam o ministério de Leitor; e os seminaristas Evanderson, Pablo e Fabricio foram admitidos às ordens sacras.

Após o almoço, os jovens acompanharam um teatro preparado pela comunidade Católica Sede Santos, que estão presentes em Nova Venécia. Em seguida, os jovens escutaram bonitos testemunhos vocacionais: da vida religiosa, pelas irmãs Luzia (irmãs de Santa Catarina de Alexandria), Loreta e Gabriela (Missionárias Combonianas); testemunho da vida consagrada pela Comunidade Católica Sede Santos; e testemunho da vida sacerdotal pelo Pe. André Luciano Masarim.

O encontro encerrou-se com a Adoração ao Santíssimo, rezando diante do Senhor a vocação celebrada ao longo do dia. Pe. Edson Delfino conduziu o momento de oração, enviando os jovens para a missão, iluminados pelo tema do Ano Vocacional do Brasil: “Corações ardentes, pés a caminho”.