Campanha para a Evangelização 2023

Desde o ano de 1998 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, no mês de dezembro, a Campanha para a Evangelização. Seu objetivo é mobilizar os católicos para “assumir a corresponsabilidade da sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja”.

Em 2023 o tema escolhido, “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”, é uma ponte entre as Campanhas da Fraternidade de 2023, que tratou do tema da fome, e de 2024, que nos convidará para refletirmos sobre a amizade social. Esse tema foi inspirado em uma canção do frei Fabretti e de José Thomaz Filho, que diz:

“Deus nos espera em Belém /
Sabe da fome que temos. /
Vamos à casa do pão. /
Lá nosso irmão nós veremos.”

Cartaz da Campanha para a Evangelização 2023

800 anos do presépio
No ano de 1223, na cidade de Gréccio, na Itália, São Francisco de Assis criou o primeiro presépio. Seu objetivo era contar de forma visual a história do nascimento de Jesus para os fiéis, que na época não sabiam ler e escrever. A ideia foi tão boa que até hoje famílias, comunidades, locais de trabalho, escolas, espaços públicos e igrejas em todo o mundo continuam montando os presépios no tempo do Advento. A Campanha para a Evangelização escolheu a imagem do presépio para ilustrar os materiais de divulgação em alusão aos 800 anos e também para cumprir o desejo do Papa Francisco, para que a tradição “nunca desapareça e onde, porventura, tenha caído em desuso, possa ser redescoberta e revitalizada” (Francisco, Admirabile Signum, n. 1).

Coleta para a Evangelização – 16 e 17 de dezembro
Um dos pontos altos da “Campanha para a Evangelização” é a “Coleta para a Evangelização”, realizada sempre no 3º Domingo do Advento. Ela ocorre em todas as igrejas do país e a distribuição dos valores acontece da seguinte forma: 45% fica na diocese, 20% para o respectivo regional da CNBB (Leste 3) e 35% para a sede nacional da CNBB, em Brasília, de onde segue para as regiões mais carentes do Brasil que não conseguem manter suas próprias estruturas de evangelização.