Formação Litúrgica, Ficha 25: Palavra de Deus na Quaresma deste ano

Formação Litúrgica em Mutirão - CNBB - rede celebra - revista de liturgia
Ficha 25

Frei José Ariovaldo da Silva, OFM

“Nos domingos e festas, toda missa apresenta três leituras: a primeira do Antigo Testamento; a segunda, do Apóstolo (isto é, das Epístolas dos apóstolos ou do Apocalipse, segundo os diversos tempos do ano); a terceira, do Evangelho. Com esta distribuição sublinha-se a unidade do Antigo e do Novo Testamento, e da História da salvação, cujo centro é Cristo e seu mistério pascal que celebramos” (Introdução geral ao lecionário da Igreja, n. 66).

As leituras dominicais da Quaresma deste ano estão organizadas de tal maneira que nos conduzem harmonicamente num caminho que nos leva até a plenitude da Páscoa de Cristo (Baseio-me em: J. Aldazábal. Enseñame tus caminos 8: Domingos ciclo A (= Dossiers CPL 104). Centre de Pastoral Litúrgica, Barcelona, 2004, p. 104-105):

As primeiras leituras (as do Antigo Testamento), nos apresentam seis grandes momentos da história da salvação, desde o início até a chegada de Jesus. A proclamação de acontecimentos importantes dos primórdios nos faz perceber a iniciativa salvadora de Deus numa sucessão de diferentes etapas:

1. a criação do mundo e a queda de Adão e Eva;
  2. a vocação de Abraão, que dá origem ao povo eleito;
  3. a caminhada do povo de Israel pelo deserto, na liberdade plena, com a história da água que sai da rocha;
  4. a unção de Davi como rei do povo eleito;
  5. a visão do profeta Ezequiel, dos ossos ressequidos que voltam a ter vida;
  6. o Servo de Javé que se entrega para salvar a todos.

As segundas leituras (de Paulo) são uma espécie de “homilias” do apóstolo, aplicando à nossa vida a mensagem das outras leituras. “A Páscoa de Israel do Antigo Testamento e, sobretudo, a Páscoa de Cristo Jesus são o modelo e pauta da Páscoa de cada cristão” (J. Aldazábal). Assim:

1. à queda de Adão, Paulo opõe a vitória e a graça do novo e definitivo Adão, Jesus;
  2. paralelo à vocação de Abraão, Paulo nos fala de nossa vocação cristã;
  3. falando do Espírito que será derramado sobre os crentes, Paulo nos prepara para ouvir o evangelho da samaritana;
  4. convidando-nos a viver como filhos da luz, Paulo nos prepara para ouvir o evangelho da cura de cego da nascença;
  5. convidando-nos como ressuscitados, Paulo nos prepara para a escuta do evangelho da ressurreição de Lázaro;
  6. falando-nos da entrega total que Jesus faz de si, Paulo nos prepara para a escuta do evangelho da Paixão.

Os evangelhos nos apresentam Jesus como o modelo vivente do caminho pascal:

1. as tentações de Jesus no deserto;
  2. sua transfiguração na montanha.

Os três domingos seguintes se caracterizam por seus temas batismais:

1. a água e a samaritana;
  2. a luz e a cura do cego;
  3. a vida restituída a Lázaro.
  4. E no domingo de Ramos ou Paixão, proclama-se o evangelho da Paixão segundo Mateus.

Perguntas para a reflexão pessoal e em grupos:

1. Por que o Lecionário apresenta três leituras para os domingos e festas?
  2. Como valorizar as três leituras nas celebrações?
  3. Como preparar as celebrações valorizando as três leituras?
  4. Qual o sentido do Salmo Responsorial?

Fonte: CNBB