4º Roteiro para Grupos de Reflexão - Agosto 2020 - Mês Vocacional

APRESENTAÇÃO

São Mateus-ES, 28 de julho de 2020.

Queridos irmãos e irmãs, graça e paz!


Todos os anos, o mês de agosto é para nós uma oportunidade especial para a reflexão e oração sobre a dimensão vocacional de nossa vida e de nossa caminhada cristã. Este ano, com grande alegria e motivação, celebramos o Ano Vocacional Diocesano. Convocado por nosso Bispo Dom Paulo e acolhido por todas as
paróquias e comunidades, este ano tem sido uma grande graça na vida da Igreja Diocesana de São Mateus ao nos fazer despertar para essa dimensão tão importante da vida cristã: o chamado. De fato, não há vida cristã sem chamado, e não há evangelização sem chamar, e não há missão sem que antes alguém tenha dado uma
resposta.


Antes de tudo, este Ano Vocacional Diocesano quer nos recordar que, diante da imensidão da messe e da escassez de operários, o Senhor nos incentiva a oração. Por isso, o tema deste ano é a nossa oração ao Senhor: “Enviai, Senhor, operários para a Messe” (cf. Mt 9,38). Assim, o desejo de nossa Igreja é criar uma cultura vocacional que tenha em sua base a oração pelas vocações e o cultivo das vocações entre as nossas crianças, adolescentes e jovens.


A Equipe Diocesana do Serviço de Animação Vocacional se alegra por fazer chegar até vocês este roteiro de estudo e oração para grupos de reflexão sobre a temática vocacional. Ele propõe tratar o tema da vocação dentro de um itinerário de seguimento de Jesus Cristo, e objetiva fazer crescer a consciência de que todos somos chamados. Em 4 encontros, este itinerário parte da Busca de sentido, que é inerente à existência humana e que o próprio Deus imprimiu em cada pessoa ao criá-la, que, em seguida, se confrontará com o Chamado feito por Jesus em algum momento da vida. Chamado que espera uma resposta, e essa se dá por meio da fé e se expressa numa atitude de Seguimento, por meio do qual a pessoa se torna discípula, isto é, aprendiz do Mestre. Por fim, esta experiência não possui outro objetivo senão a Missão, por meio da qual o vocacionado põe-se a serviço dos irmãos e irmãs, chamando-os por sua vez ao mesmo itinerário.


Desejamos que este material enriqueça a vida dos que dele fizerem uso. Que todos tomem consciência da importância de cuidar das vocações. Que o Senhor da Messe envie trabalhadores para sua colheita, e que nós tenhamos a coragem e ousadia de avançar para águas mais profundas e lançar nossas redes para a pesca.

 

Dener Evangelista Barbosa de Sales 
Equipe Diocesana do Serviço de Animação Vocacional


Pe. Éder Mataveli Vargas
Coordenador Diocesano de Pastoral

   

Neste mês de agosto, toda sexta-feira vamos disponibilizar um roteiro.

 

4º Encontro (4ª semana - 23 a 29/08)


Tema: "Ide! Eu vos envio"  (Lc 10,3)

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais!