Vote consciente. Veja os dez mandamentos do eleitor

 

1. Não deixe de votar.

A sua ausência enfraquece a democracia. Se estiver fora do seu domicilio e não for mesmo possível votar, não se esqueça de justificar, em qualquer local de votação.

 

2. Não vote contrariando sua opinião.

Não mude seu voto por influência da mídia. Nem sempre o candidato mais simpático é o mais competente.

 

3. Não venda seu voto, nem troque por favores.

Não só a compra de voto é crime eleitoral, pois o eleitor que vende o voto ou apenas solicita algo em troca do voto está sujeito à pena de quatro anos de detenção.

 

4. Não vote para contentar amigos e parentes.

O Candidato que é bom para outros eleitores, nem sempre será bom para você, principalmente se os parentes e amigos trabalharem para algum político.

 

5. Não vote sem conhecer o programa do candidato e do partido dele.

Os candidatos e partidos deve conhecer os problemas da população e ter a capacidade para solucioná-los. Analise se têm condições de cumprir o que prometem, se é pessoa honesta nos negócios e se é responsável com a família que tem.

 

6. Não vote sem conhecer o passado do candidato.

Com a nova lei da "ficha limpa", a justiça eleitoral tem sido mais efetiva em afastar os maus candidatos. No entanto, é prudente que o próprio eleitor busque informações acerca da vida precedente dos políticos. A internet pode auxiliar muito nesta busca.

 

7. Não vote sem conhecer o caráter do candidato. 

Ter bom caráter significa viver com moralidade, o que envolve a honestidade, sinceridade a integridade, a confiança e comprometimento.

 

8. Não deixe nenhuma pesquisa mudar o seu voto.

As pesquisas podem influenciar quando é muito grande a margem entre o primeiro e o segundo colocado, mas muito pouco entre os tecnicamente empatados. 

 

9. Não anule seu voto. 

Ao contrário do que se pensa, mesmo que haja mais de 50% de votos nulos, isso não anula a eleição. Nosso voto é a força que temos para combater a corrupção. Esta atitude favorece aos políticos aproveitadores. 

 

10. Não vote em branco. 

Esta atitude também favorece os políticos aproveitadores. é uma covardia com a construção da boa política. Se os bons se omitem, abre espaço para o avanço dos corruptos.

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe!