Missa dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais

Tradicionalmente, a Celebração Litúrgica da Benção dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais, acontece em meio a Semana Santa. Porém, diante de um cenário atípico como o que estamos vivendo, a pandemia do Covid-19 entendeu-se a necessidade de uma adequação. A celebração aconteceu no dia 23 de Junho de 2021 às 9h, contando com a presença do clero diocesano, do nosso querido bispo emérito, Dom Aldo, religiosos e religiosas e um número reduzido de leigos e leigas representantes das paróquias que compõem a diocese. A chamada “Missa dos Óleos” teve também a Renovação das Promessas Sacerdotais.

Diante do clero diocesano e de todo povo que acompanhava de forma atenta e orante essa liturgia, presencialmente, ou através das redes de comunicação oficiais da diocese de São Mateus, o nosso bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó, trouxe em sua homilia reflexões sobre a realidade em que estamos inseridos, e de forma simples e profunda levou-nos a refletir sobre o nosso papel de ser Igreja em tempos tão desafiadores, sem perder a nossa essência cristã.

A sua fala teve início com a seguinte afirmação: “Nesta missa dos Santos Óleos e renovação das promessas sacerdotais, o Espírito de Deus vem ao nosso encontro, deseja habitar em nós, nos fortalecendo na missão. Diz o Evangelho de hoje: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos, a recuperação da vista, para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (Lucas 4,16-21). O Espírito Santo de Deus não nos leva a fugir dos conflitos e crises, muito pelo contrário, Ele age em nós como defensor e guia.”

E afirmou ainda que: “Testemunhar o Evangelho sob a ação do Espírito Santo de Deus, não nos isenta das enfermidades psíquicas, emocionais e espirituais, principalmente as que estamos vivendo agora, em tempo de pandemia. O fato de ser bispo, presbítero, diácono, religioso e religiosa, não faz de nós pessoas mais saudáveis e isentas das enfermidades que as demais pessoas. Estamos igualmente sujeitos a adoecer e a morrer. É o que vem acontecendo com muitos de nossos irmãos e irmãs. Já perdemos tantos e tantas. Como nos tornarmos homens e mulheres do
cuidado, da esperança e mais fortes em tempo de pandemia?”

Com estas e outras palavras o bispo reforçou a necessidade de mantermos firme a nossa esperança em tempos de ventos contrários. Relembrando o capítulo 4 do Evangelho de Marcos que narra a passagem da “tempestade acalmada”, reforçou a importância da igreja de permanecer unida na caridade em meio às dores do mundo.

E concluiu pedindo ao povo que continuassem a rezar pelos seus pastores para que permaneçam firmes na fé e na esperança.

Segue abaixo, e na integra a homilia do nosso bispo Dom Paulo Bossi Dal’Bó: