CNBB promove, na próxima terça-feira, dia oração diante da pandemia da covid-19

Graça e paz!

No próximo 02 de fevereiro (terça-feira) celebraremos a festa da Apresentação do Senhor no Templo, Ele que é “Luz para iluminar as Nações” (Lc 2,32). Esta data também é dedicada à memória de Nossa Senhora da Luz (ou da Candelária). Para este dia, a CNBB está nos propondo um DIA DE ORAÇÃO DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19. Diz Dom Joel Portella Amado, Secretário Geral da CNBB: “Queremos, com este dia de Oração, pedir a Deus para alimentar a nossa esperança e ânimo para nos mantermos firmes no enfrentamento à pandemia”.

A CNBB sugere que, durante o dia, cada família acenda uma vela e a deixe acesa o dia todo, caso haja alguém em casa; e que à noite ela seja colocada em lugar visível, na janela, por exemplo, com alguma proteção, e que fique até a família ir dormir. A ideia, segundo dom Joel, é que, “ainda que pequena, a luz se irradie para as outras pessoas como sinal de esperança”. Pode-se compartilhar, nas redes sociais, uma foto com a hashtag #LuzdaEsperança. Às 19h haverá um Terço direto do Santuário Nacional de Aparecida, transmitido pela TV Aparecida. É sobretudo nesta hora que a vela deverá estar acesa na janela.

Em comunhão com a CNBB estamos propondo este gesto para todos em nossa Diocese. Assim, sugerimos que comuniquem esta iniciativa às famílias na Celebração da Palavra ou Missa no dia 31 de janeiro, e que divulguem pelas redes sociais.

No site da CNBB é possível encontrar mais informações, dentre elas os horários das atividades que serão transmitidas (https://www.cnbb.org.br/cnbb-promove-na-proxima-terca-feira-2-dia-oracao-diante-dapandemia-da-covid-19/):

• 9h – MISSA do Santuário Nossa Senhora da Piedade, presidida pelo presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, gerada pela TV Horizonte e retransmitida pelas tvs católicas Evangelizar, Nazaré e Pai Eterno.
  • 17h – LIVE sobre as fontes de ânimo em tempo de pandemia, com transmissão pelas redes sociais da CNBB.
  • 19h – TERÇO do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, transmitido pela TV Aparecida. Para este terço, a CNBB pede que em cada casa seja, dentro do possível, colocada uma vela acesa em uma das janelas, de modo que, ainda que pequena, a luz irradie para as outras pessoas.
  • 21h – ORAÇÃO DA NOITE, da Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, em Brasília, com transmissão pelas redes sociais da CNBB.

Em tempo, agradeço ao Pe. Edivaldo Luís Klipel por nos ajudar a redigir esta carta. Também, reforçamos que a vela que ficará acesa durante o dia seja cuidada por alguém, de modo que não aconteça nenhum acidente. Envolva toda a família neste gesto de oração e solidariedade, principalmente, com cuidado, as crianças.

Que Nossa Senhora da Luz (Candeias ou Candelária) interceda por todos nós. Que sejamos, por nossa missão batismal, testemunhas “luminosas” do Cristo, Luz dos Povos.

Pe. Éder Mataveli Vargas
Coordenador Diocesano de Pastoral