Galeria de Fotos

Seminaristas André e Maickon são ordenados Diáconos


No Ano Nacional Mariano e na festa dos 28 anos de Dedicação da Catedral de São Mateus à Maria, Mãe da Igreja, a Diocese de São Mateus ganhou dois diáconos. Numa Catedral repleta, o bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó ordenou os seminaristas André Luciano Masarim e Maickon Montovanelli.

André Masarim, de 37 anos, é natural de Nova Venécia, da Comunidade São Sebastião, localizada em Córrego da Volta. Maickon Montovanelli, 29, nasceu em São Gabriel da Palha. Ele é da Comunidade Santa Luzia, em Córrego Comprido. O lema escolhido pelos dois para a ordenação diaconal é Proclamar os grandes feitos daquele que vos chamou, texto da Primeira Carta de São Pedro, capítulo dois, versículo 9. Eles concluíram o Curso de Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV) no ano passado.

“A nossa vocação surgiu através da educação familiar cristã, fundamentada no bom relacionamento, no amor fraterno e na comunhão, como também do serviço realizado com alegria e disponibilidade nas pastorais de nossas comunidades de origem”, disse Maickon. Os dois seminaristas são de famílias simples e de comunidades pequenas da zona rural. Conforme Maickon, foi nesse contexto de humildade que nasceu o desejo de se doar ainda mais à Igreja. “Através do processo de discernimento vocacional, isso foi sendo amadurecido em nosso ser e, agora, já próximo ao grande dia da ordenação diaconal, momento no qual entraremos para o grau da ordem, o nosso coração rejubila de alegria”, complementa André.

Maickon reflete que a sensação não é de missão cumprida, como se não precisasse fazer mais nada. “Pelo contrário, a missão começa agora, mas de uma forma nova. É hora de colocar em prática todos os oito anos de formação, reconhecendo também as limitações e contribuindo para a construção do Reino de Deus” – disse. O seminarista e futuro diácono está realizando estágio pastoral na Paróquia São Francisco de Assis, em Barra de São Francisco, onde o pároco é o monsenhor Edivalter Andrade, eleito bispo de Floriano, no Piauí.

“Somos gratos a Deus pelo chamado e por nos fazer escutar a sua suave voz. Agradecemos também a Igreja de São Mateus que nos acolheu e nos deu a possibilidade de fazer este bonito processo e poder chegar transformados, melhorados, para servir ao povo com alegria e continuar por toda a vida proclamando e anunciando os grandes feitos daquele que desde o princípio de tudo nos chamou” – disse André, que está fazendo estágio na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Água Doce do Norte.

Dom Paulo já anunciou as ordenações presbiterais dos dois diáconos. André será ordenado dia 14 de outubro, em Nova Venécia e Maickon, dia 11 de novembro em São Gabriel da Palha.

No final da missa de ordenação diaconal o bispo Dom Paulo externou sua felicidade com as ordenações e reafirmou o desejo de chegar ao número 60 de padres, diáconos, seminaristas e vocacionados em 2018, quando a Diocese completará seus 60 anos de criação.

A próxima festa vocacional da Diocese de São Mateus será no dia 10 de junho na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), de Barra de São Francisco, quando o monsenhor Edivalter Andrade será sagrado bispo de Floriano, no Piauí.
Também no mês de julho a Diocese de São Mateus sediará a ordenação presbiteral de um religioso carmelita. O Frei Kleyton Jesus Ribeiro será ordenado por Dom Paulo. Atualmente ele trabalha em Florianópolis, Santa Catarina. Kleyton é natural de Pedro Canário.

A CATEDRAL
Neste dia 28 de maio celebrou-se os 28 anos de Dedicação da Catedral de São Mateus à Maria, Mãe da Igreja. Idealizada pelo bispo Dom Aldo Gerna a Catedral foi dedicada por Dom Luciano Mendes de Almeida, na época, arcebispo de Mariana e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Veja mais fotos da ordenação Diaconal na página no Facebook da Diocese de São Mateus. 

Compartilhe nas redes sociais!