Galeria de Fotos

Missa das crianças no dia da Festa de São João Batista 2016

Aconteceu às 9h na Matriz, a Missa voltada para todas as crianças da Paróquia em celebração ao nosso padroeiro – São João Batista. O Mistério Eucarístico foi presidido pelo nosso pároco, o Pe. Valdinei Soares dos Santos e dignamente concelebrado pelas crianças da catequese.
Acompanhando nossa festa e ambientando o espaço celebrativo também estava o Imaculado Coração de Maria, oriundo de Vinhático na noite anterior.
Aqueles que chegaram cedo puderam perceber toda a movimentação das catequistas e crianças, que em meio à agitação e muitos sorrisos de satisfação preparavam os últimos detalhes.
Iniciando a celebração, o Pe. Valdinei dirigindo-se às crianças, disse que toda vez que nasce uma criança fazemos uma festa, e com São João não poderia ser diferente, já que hoje celebramos sua natividade. Acrescentou que João apontava para Jesus, Àquele que tira o pecado do mundo, mas nem sempre ouvimos João Batista. Às vezes deixamos de seguir Jesus para assistir futebol, desenhos, joguinhos, etc.
Detalhe importante: as crianças cantaram e tocaram feito gente grande! Os ensaios e a dedicação valeram à pena! Foi visível o olhar de orgulho dos pais e a satisfação de todos os presentes.
Quem não conhece as crianças que estavam cantando diriam que eram anjos louvando à Deus.
O canto de aclamação teve o toque que todas as crianças adoram: muitas palmas.
Iniciando sua homilia, o Pe. Valdinei todo soltinho, puxa o canto “Pela Palavra de Deus” e reafirma que estamos celebrando o nascimento de São João Batista.
Disse que a missão de João Batista baseou-se em anunciar a chegada de Jesus, em preparar as pessoas para acolher a mensagem Daquele que João dizia não ser digno nem de desamarrar as sandálias.
Segundo o Pe. Valdinei, João insistia para que o povo crescesse na fé.
Conforme o Pe. Valdinei, Jesus era manso e ensinava a partir de parábolas. João, não! Era mais incisivo, mais bravo, ensinava com força e dizia: “Vocês são raças de cobras venenosas, o machado já está sobre a árvore! Quem não produzir bons frutos vai ser cortado!” Por isso, João pregava um batismo de conversão, que levava à Jesus.
O Pe. Valdinei lançou então uma pergunta às crianças: quem fala bravo conosco crianças? E, juntamente com algumas crianças, ele mesmo respondeu: nossos pais.
Reforçando esse raciocínio, o Pe. Valdinei lançou mais uma pergunta às crianças: por estar bravo, significa que o pai quer o mal dos filhos? E escutou um sonoro “não”! Da mesma forma que João Batista pregava, o pai quer que o filho produza bons frutos. Segundo o Pe. Valdinei, o pai só dá uma chinelada no filho porque o ama muito, para que ele siga o bom caminho e cresça bem.
Até nas preces as crianças fizeram um trabalho de gente grande: a resposta foi cantada – “São João, roga à Deus por nós!
No ofertório tivemos uma criança que ofereceu um pão fermentado.
A oração eucarística também foi especialíssima – o Pe. Valdinei utilizou a XI, voltada às crianças.
A consagração foi verdadeiramente uma visão do céu – as crianças todas se ajoelhando para acompanhar o momento da transubstanciação, reverenciando Jesus.
Na Paz, volta toda a agitação nos cumprimentos e estrondosas palmas para acompanhar o canto.
As crianças que já haviam realizado a 1ª Eucaristia comungaram normalmente, juntamente com os adultos presentes. Mas, como numa festa ninguém pode ficar de fora, as demais crianças fizeram uma enorme fila para comungar o pão fermentado trazido anteriormente no ofertório. De onde saiu tanta criança naquela fila? Mas o pão foi suficiente para todos, inclusive sobrou.
Terminando a celebração, o Pe. Valdinei deu vivas à São João com a animada participação das crianças.
Antes da benção final, o Pe. Valdinei reforçou que quando nossos pais brigam conosco é porque nos ama, e que nunca devemos ter preguiça para vir à Igreja ou ficar bocejando durante a celebração. Pelo contrário, devemos vir felizes à casa do Pai.
Informou à todos que após a Missa haveria pula-pula, algodão doce, pipoca, etc. no pátio da Igreja.
E assim foi, a criançada se esbaldou com a festa preparada para homenagear nosso padroeiro. Viva São João Batista!!!
À noite teremos a festa principal com o Bispo D. Paulo Bosi Dal’Bó. Esperamos por você!

Compartilhe nas redes sociais!