Campanha Missionária 2022

powered by social2s

Tema: A Igreja é missão
Lema: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8)

Animados pelo Ano Jubilar Missionário, a Campanha Missionária 2022 apresenta o tema “A Igreja é missão”, cuja inspiração bíblica é “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Este tema e lema concluem o caminho de três anos onde destacamos a natureza missionária da Igreja que não se reduz a uma dimensão ou em atividades. 

Um dos testemunhos missionários é da bem-aventurada Pauline Marie Jaricot, nascida em Lyon em 22 de julho de 1799. Ela fundou a obra da Propagação da Fé em 3 de maio de 1822, dando origem às Pontifícias Obras Missionárias (POM) como rede mundial de oração e solidariedade a serviço do Papa e das Igrejas locais. Desde os primeiros anos da obra, o desejo era claro: apoiar todos os missionários necessitados de ajuda espiritual e material.

A construção da arte da Campanha Missionária 2022 seguiu a mesma identidade visual dos últimos dois anos, que seguiu a intuição da janela que se abre para o mundo. Na janela e dentro do mapa do Brasil, aparecem rostos de missionários e missionárias Ad Gentes. As cores da arte seguem a identidade visual do Ano Jubilar Missionário que nos convida a uma grande explosão missionária aberta a universalidade, como propõe o Programa Missionário Nacional: para cada Regional da CNBB, um projeto Ad Gentes; e cada Igreja Particular assumir um projeto de Igrejas irmãs.

 O mês missionário nos convida a gestos concretos de solidariedade. Em todas as Igrejas do mundo realiza-se, no penúltimo final de semana de outubro (22 e 23) a coleta missionária, destinada de forma integral para a missão universal.

  • Ofertas 202210 scaled
  • Ofertas 202211 scaled
  • Ofertas 20222 scaled
  • Ofertas 20223 scaled
  • Ofertas 20224 scaled
  • Ofertas 20225 scaled
  • Ofertas 20226 scaled
  • Ofertas 20227 scaled
  • Ofertas 20228 scaled
  • Ofertas 20229 scaled

Oração do Mês Missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, ajudai-nos a viver
este Ano Jubilar Missionário, a assumir e a revigorar
nossa vocação cristã de discípulos missionários,
sendo Igreja sinodal em estado permanente de missão
até os confins do mundo. Pela força do Espírito Santo
e a exemplo da bem-aventurada Pauline Jaricot,
sejamos vossas testemunhas, no anúncio, na oração,
na ajuda material e na doação da própria vida,
principalmente nos ambientes humanos, culturais,
religiosos e geográficos, ainda alheios ao Evangelho.
Maria, Rainha das Missões, rogai por nós!
 

Novena Missionária

Envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões

O envelope deve ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões, feita nas celebrações do penúltimo final de semana de outubro (este ano, dias 22 e 23). As ofertas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

Oração dos Fiéis

As orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro incluem um comentário inicial e a Oração da Campanha. As orações encontram-se disponíveis em PDF e podem ser projetadas através de aparelho multimídia para que a comunidade, reunida em celebração, acompanhe e reze em sintonia com a temática da Campanha Missionária. Além disso, serão inseridas em alguns Folhetos Litúrgicos.

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões

Em sua mensagem, Papa Francisco se detém em três expressões-chave que resumem os três fundamentos da vida missionária dos discípulos: “Sereis minhas testemunhas”; “até os confins do mundo”; e “recebereis a força do Espírito Santo”.  Motivados por esta mensagem, este ano a novena e os vídeos evidenciam o testemunho de missionários e missionárias Ad Gentes que, nos confins do mundo, atuam em ambientes humanos, culturais, religiosos e geográficos ainda alheios ao Evangelho.

O material também apresenta de forma detalhada os valores destinados pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária e Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo. Através de gráficos, pode-se ter conhecimento das áreas que receberam recursos do Fundo Mundial de Solidariedade, colaborando com projetos em educação, obras sociais, proteção das crianças, catequese, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhe!

powered by social2s