APRESENTAÇÃO
A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.
Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).
A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.
A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres.
Ao percorrermos o itinerário da Campanha que nossos irmãos nos prepararam, possamos continuar seguindo Cristo, caminho, verdade e vida (Cf. Jo 14,6).
Tema: Fraternidade e Amizade Social
Lema: "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8)
OBJETIVOS DA CF 2024
Objetivo Geral
Despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.
Objetivos Específicos
-
Analisar as diversas formas de mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa.
-
Compreender as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão ou uma irmã.
-
Identificar iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro.
-
Redescobrir, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade, a amizade social e a comunhão como elementos constitutivos do ser humano.
-
Acolher o magistério da Igreja sobre a fraternidade universal, como ajuda ao discernimento nas inúmeras situações de conflito e divisão.
-
Aprofundar a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz em todas as situações da vida.
-
Conscientizar sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações.
-
Estimular a espiritualidade, os processos, os hábitos e as estruturas de comunhão na Igreja e na sociedade.
-
Incentivar e promover iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidade, grupos e povos.
GESTO CONCRETO
O gesto concreto com o qual os fiéis demonstram seu comprometimento com a evangelização e a promoção da dignidade dos pobres e oprimidos se manifesta na coleta da solidariedade. Essa coleta é realizada anualmente no Domingo de Ramos, em todo o país, nas comunidades católicas e ecumênicas.
PARA ONDE VAI O DINHEIRO?
Fundo Nacional de Solidariedade ou Fundos Diocesanos de Solidariedade:
- 60% dos recursos são utilizados para dar apoio a projetos sociais da própria diocese, ou seja, vão para o Fundo Diocesano de Solidariedade.
- 40% da verba arrecadada na coleta da solidariedade vai para o Fundo Nacional de Solidariedade. O dinheiro é utilizado para o fortalecimento da solidariedade entre as diferentes regiões do país.
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024
Cartaz Oficial
Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2023
Compartilhe nas redes sociais!