São João Batista

Padroeiro

São José

História da Comunidade

No inicio dos anos 70, haviam poucos habitantes no pequeno vilarejo conhecido como Sayonara. Inspirados pela comunidade do Spraiado e com uma Fé inestimável algumas famílias começaram se reunir para rezar e agradecer a Deus por suas vidas e pelas conquistas alcançadas dia a dia.

Foi então que em 1972, o Sr. José Lira doou um terreno para a construção da Capela para as orações e reuniões das famílias da comunidade. Neste tempo a comunidade pertencia a paróquia de Conceição da Barra.

No inicio a capela era de palha e tudo era muito simples. Seu Miguel era o responsável por levar e retirar São José todos os dias de celebrações. A primeira visita do Exmo. E Reverem. Sr. Bispo Dom Aldo Gerna, mudou a diretoria da Igreja por eleição e reconstruiu a entrada da capela.

Os primeiros padres a celebrarem missas e realizarem sacramentos foram:

• Pe. Luciano – 1973
• Pe. Aldo – 1974
• Pe. Ítalo - 1975 a 1976
• Pe. Antonio –1976
• Pe. Balbino - 1977
• Pe.  Derly - 1979

Construtores da Igreja e responsáveis das primeiras celebrações e festas.

Sr. Zé Arcanjo e Nair

Homem de muita fé que junto com sua esposa Nair, fizeram parte da construção da nossa Igreja. Seu José Arcanjo ajudava nos cultos e foi por anos secretário da Igreja e como ajudante de pedreiro ajudou a construir a Capela da Igreja.

Sr. Sinhô (Francisco Jerônimo Filho)

Um guerreiro que foi por anos coordenador da comunidade. Começou o circulo bíblico e formou mais de 06 grupos familiar, além de grupos no Angelim III. Ele com muita garra, levava um caminhão cheio de pessoas para o Angelim dando inicio a comunidade Bom Jesus e fundou uma diretoria bem organizada.

Sr. José Lira

Foi conselheiro da Igreja e o doador do terreno onde construiu a Capela da Comunidade. O terreno media 50x35 metros.

Sr. Joaquim Lira

Um grande mestre que educou com carinho e dedicação muitos moradores da Comunidade.
Foi também membro importante da Igreja e exercia a função de conselheiro.

Sr Miguel

Foi carpinteiro, assim como o padroeiro da nossa Igreja e também foi o primeiro coordenador da Comunidade.

Sr. José Carvalho e dona Heloyza (Ilza)

Foi o primeiro tesoureiro da Comunidade, trabalhou como pedreiro para construir a nova Capela e ajudava nas festas que eram bastante animadas. Dona Heloysa ( Ilza) foi na sua residência que se realizou a primeira missa da Comunidade.

Dona Nenzinha

Foi coordenadora da Igreja por dez anos, mulher forte e lutadora, iniciando na comunidade em 1979. Seu mandato de coordenadora foi de 1983 a 1993. Criou 13 grupos de reflexão, nomeados da letra A a H. Até os dias atuais segue firme e forte na Fé.