Paróquia
São João Batista

Menu principal

Comunidade São José Esposo

Setor Cidade
0
0
0
s2sdefault
Compartilhe nas redes sociais!

 

  Coordenador(a) da Comunidade: Ediléia dos S. Andreza e Sheila dos S. Souza
  Sayonara

 

Padroeiro

São José
São José

História da Comunidade

 

 No inicio dos anos 70, haviam poucos habitantes no pequeno vilarejo conhecido como Sayonara. Inspirados pela comunidade do Spraiado e com uma Fé inestimável algumas famílias começaram se reunir para rezar e agradecer a Deus por suas vidas e pelas conquistas alcançadas dia a dia.

Foi então que em 1972, o Sr. José Lira doou um terreno para a construção da Capela para as orações e reuniões das famílias da comunidade. Neste tempo a comunidade pertencia a paróquia de Conceição da Barra. 

No inicio a capela era de palha e tudo era muito simples. Seu Miguel era o responsável por levar e retirar São José todos os dias de celebrações. A primeira visita do Exmo. E Reverem. Sr. Bispo Dom Aldo Gerna, mudou a diretoria da Igreja por eleição e reconstruiu a entrada da capela. 

Os primeiros padres a celebrarem missas e realizarem sacramentos foram:

• Pe. Luciano – 1973
• Pe. Aldo – 1974
• Pe. Ítalo - 1975 a 1976
• Pe. Antonio –1976
• Pe. Balbino - 1977
• Pe.  Derly - 1979

Construtores da Igreja e responsáveis das primeiras celebrações e festas. 

Sr. Zé Arcanjo e Nair

Homem de muita fé que junto com sua esposa Nair, fizeram parte da construção da nossa Igreja. Seu José Arcanjo ajudava nos cultos e foi por anos secretário da Igreja e como ajudante de pedreiro ajudou a construir a Capela da Igreja. 

Sr. Sinhô (Francisco Jerônimo Filho)

Um guerreiro que foi por anos coordenador da comunidade. Começou o circulo bíblico e formou mais de 06 grupos familiar, além de grupos no Angelim III. Ele com muita garra, levava um caminhão cheio de pessoas para o Angelim dando inicio a comunidade Bom Jesus e fundou uma diretoria bem organizada. 

Sr. José Lira

Foi conselheiro da Igreja e o doador do terreno onde construiu a Capela da Comunidade. O terreno media 50x35 metros.

 

 

Sr. Joaquim Lira

Um grande mestre que educou com carinho e dedicação muitos moradores da Comunidade.
Foi também membro importante da Igreja e exercia a função de conselheiro. 

 


Sr Miguel

Foi carpinteiro, assim como o padroeiro da nossa Igreja e também foi o primeiro coordenador da Comunidade.

 

 

 

Sr. José Carvalho e dona Heloyza (Ilza)

Foi o primeiro tesoureiro da Comunidade, trabalhou como pedreiro para construir a nova Capela e ajudava nas festas que eram bastante animadas. Dona Heloysa ( Ilza) foi na sua residência que se realizou a primeira missa da Comunidade.

 

Dona Nenzinha

Foi coordenadora da Igreja por dez anos, mulher forte e lutadora, iniciando na comunidade em 1979. Seu mandato de coordenadora foi de 1983 a 1993. Criou 13 grupos de reflexão, nomeados da letra A a H. Até os dias atuais segue firme e forte na Fé.